Menu
Torcida

Após denúncias, ex-técnico da seleção é afastado de Clube

Arquivo Geral

30/04/2018 11h30

Reprodução/Internet

O  técnico Fernando de Carvalho Lopes foi afastado do clube Mesc, de São Bernardo do Campo, onde realizava funções administrativas, nesta segunda (30). Por meio de nota, a instituição informou que a decisão é uma resposta às denúncias abuso. Ele já estava afastado, há quase dois anos, da seleção brasileira justamente por conta da denúncia feita por um ex-atleta.

A reportagem do “Fantástico”, da Rede Globo, exibida na noite desse domingo (29), revelou que o primeiro denunciante não foi o único a sofrer a violência. Após anos, atletas e ex-atletas comentaram sobre os crimes. Ao todo, 40 disseram terem sido vítimas de abusos. O Ministério Público de São Paulo investiga as denúncias. Fernando Lopes negou as acusações.

Os atletas acusaram o, na época, treinador de se aproveitar do cargo para cometer os abusos. Eles relataram à reportagem que era constantemente tocados e submetidos a situações vexatórias.  Petrix Barbosa, campeão pan-americano por equipes em 2011, em Guadalajara, no México, falou abertamente sobre o assunto.

“Essa pressão psicológica num moleque de 10, 11 anos… Banho junto, me espiar… Já acordei com ele, não sei quantas vezes, com a mão dentro da minha calça”, revelou durante a entrevista.

A família do ex-atleta responsável pela primeira denúncia, também falou. Eles contaram que Fernando de Carvalho tocava nos órgãos genitais do filho, que, após o ocorrido, abandonou o esporte.

Segundo a reportagem, os casos de abusos já teriam sido levados a psicóloga do clube, mas em nota ela negou que tivesse conhecimento de tais assuntos.

O técnico Marcos Goto, treinador de Arthur Zanetti e coordenador da seleção brasileira também foi citado. Os atletas afirmaram que ele sabia do ocorrido e que, inclusive, fazia piadas sobre o assunto. Goto não quis se manifestar.

A Confederação Brasileira de Ginástica afirmou que jamais teve notícia dos fatos. O Comitê Olímpico Brasileiro disse que é inaceitável casos de abuso ou discriminação.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado