Menu
Futebol

Em semana histórica, Brasil pode ter quatro campeões do UFC

Arquivo Geral

05/07/2016 19h22

FOTO:WANDER ROBERTO/INOVAFOTO

Roberto Wagner
[email protected]

“Depois dele (Ronaldo Jacaré) e do José Aldo eu não vejo ninguém (brasileiro) que possa vir a ser campeão nos próximos tempos”. A afirmação da lenda Anderson Silva feita há dois meses pode ser completamente descredenciada neste fim de semana. Após uma queda acentuada de rendimento, os brasileiros terão a oportunidade de recuperar prestígio numa semana que promete ser histórica para o UFC.

De quinta-feira a sábado, quatro lutadores do Brasil estarão no octógono com chance de sair como campeões, algo que não acontece desde 2012, quando Anderson Silva (médios), Junior Cigano (pesados), José Aldo (penas) e Renan Barão (galos) eram donos de cinturão simultaneamente.

De fato, imaginar um cenário como este há dois meses, quando Anderson Silva indicou seus favoritos brasileiros aos cinturões, era sonhar muito alto. Mas nada que um projeto ousado da organização para comemorar a edição de número 200 do UFC não possa resolver. Serão três eventos em três dias.

O primeiro lutador brasileiro a disputar o cinturão será Rafael dos Anjos. O campeão do peso-leve defende a cinta diante do norte-americano Eddie Alvarez, quinta-feira, na luta principal da noite.

No dia seguinte, a brasileira Cláudia Gadelha tentará fazer o que ninguém conseguiu até hoje no peso-palha feminino: vencer a polonesa Joanna Jedrzejczyk – a atual campeã tem 11 vitórias na carreira em 11 combates, uma delas diante da própria brasileira.

O maior da história
Os outros dois brasileiros que têm a missão de sair do fim de semana com os cinturões de suas categorias entram em cena somente no sábado, pelo UFC 200, que tem status de maior da história, com direito a três lutas por título na mesma noite.

Ex-campeão do peso pena, o brasileiro José Aldo lutará para recuperar o cinturão diante do norte-americano Frankie Edgard. Eles disputam o título interino da categoria, que tem o irlandês Conor McGregor como atual campeão – ele, no entanto, dá sinais de que não quer mais lutar neste peso.

Quem completa o quarteto canarinho que pode fazer história é Amanda Nunes. Atual quarta colocada do ranking do peso-galo feminino, ela “furou a fila” e precisa mostrar o porquê disso no card principal do UFC 200 diante da campeã Miesha Tate. Foi a própria Tate quem pediu o combate com a brasileira.

Além das três lutas por cinturão, o UFC 200 conta com outras grandes atrações, como os duelos entre os peso-pesados Cain Velasquez x Travis Browne, e Brock Lesnar x Mark Hunt. O grande evento da noite, no entanto, será entre o campeão meio-pesado Daniel Cormier e o ex-campeão Jon Jones.

UFC FIGHT NIGHT – QUINTA-FEIRA
Leve Rafael dos Anjos x Eddie Alvarez
Pesado Roy Nelson x Derrick Lewis
Médio Alan Jouban x Nordine Taleb
Leve Joseph Duffy x Mitch Clarke
Meio-Médio Mike Pyle x Alberto Mina
Leve John Makdessi x Mehdi Baghdad
Galo Anthony Birchak x Dileno Lopes
Leve Gilbert Burns x Lukasz Sajewski
Galo Marco Beltran x Reginaldo Vieira
Meio-Médio Vicente Luque x Alvaro Herrera
Galo Pedro Munhoz x Russell Doane

THE ULTIMATE FIGHTER FINALE – SEXTA-FEIRA
Palha Joanna Jedrzejczyk x Claudia Gadelha
Meio-Pesado Final do TUF
Leve Ross Pearson x Will Brooks
Pena Doo Ho Choi x Thiago Tavares
Leve Joaquim Silva x Andrew Holbrook
Pena Gray Maynard x Fernando Bruno
Mosca John Moraga x Matheus Nicolau
Médio Cézar Ferreira x Anthony Smith
Leve Jake Matthews x Kevin Lee
Meio-Médio Li Jingliang x Anton Zafir

UFC 200 – SÁBADO
Meio-pesado Daniel Cormier x Jon Jones
Pesado Brock Lesnar x Mark Hunt
Galo Miesha Tate x Amanda Nunes
Pena José Aldo x Frankie Edgar
Pesado Cain Velásquez x Travis Browne
Galo Cat Zingano x Julianna Peña
Meio-médio Johny Hendricks x Kelvin Gastelum
Galo TJ Dillashaw x Raphael Assunção
Leve Sage Northcutt x Enrique Marin
Médio Gegard Mousasi x Derek Brunson
Leve Diego Sanchez x Joe Lauzon
Leve Jim Miller x Takanori Gomi

 

 

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado