Menu
Futebol

Em comunicado, Lochte pede desculpas por comportamento no Rio

Arquivo Geral

19/08/2016 11h45

REUTERS/David Gray

Em um comunicado através de seu twitter, o nadador Ryan Lochte se desculpou por toda a confusão arrumada por ele no último fim de semana na cidade do Rio de Janeiro. O estadunidense, contudo, voltou a falar sobre ter uma arma apontada para si e chegou a culpar a “barreira da linguagem”.

O nadador também se desculpou com os fãs. patrocinadores e companheiros competidores, se colocando como irresponsável ao “tirar o foco” dos demais atletas que realizavam seus sonhos em competir nos Jogos Olímpicos.

Lochte também se culpou por não ter descrito com exatidão os eventos acontecidos à polícia brasileira. Em uma primeira versão, o estadunidense afirmou que ele e outros três nadadores haviam sido assaltados enquanto estavam em um táxi. Já nos EUA, o nadador concedeu uma entrevista contando uma história diferente, de que foram abordados enquanto em um posto de gasolina.

Nesta quinta-feira, contudo, foi descoberto que os atletas da delegação norte-americana não foram assaltados e sim criaram confusão no posto carioca, quebrando uma porta e brigando com um segurança do local. James Feigen, um dos envolvidos, concordou em pagar 35 mil reais à instituições de caridade.

Gunnar Bentz e John Conger, assim como Feigen, afirmaram que Lochte foi o pivô da briga. Os três nadadores prestaram seus depoimentos à polícia e tiveram seus passaportes liberados. Lochte, contudo, saiu do Brasil na terça-feira, antes da história ter seu rumo invertido.

Confira o comunicado de Lochte traduzido na íntegra:

“Quero me desculpar pelo meu comportamento no último fim de semana – por não ter sido mais cuidadoso e correto em como descrevi o evento daquela manhã e por meu papel em tirar o foco de muitos outros atletas que estavam realizando seus sonhos de participar nas Olimpíadas. Esperei para compartilhar esses pensamentos até que fosse confirmada a legalidade da situação e que estivesse certo que meus companheiros já estariam chegando em casa em segurança.

É traumático estar fora até tarde com seus amigos em um país estrangeiro, com a barreira da linguagem, e ter um estranho apontando uma arma para você exigindo dinheiro para te deixar sair. Mas apesar do comportamento de qualquer outra pessoa naquela noite, eu deveria ter sido mais responsável em como eu me comportei e, por isso, peço desculpas para meus fãs, meus amigos competidores, meus patrocinadores e o país sede deste grande evento. Estou muito orgulhoso de representar meu país em uma Olimpíadas e essa é uma situação que poderia ter sido evitada. Aceito as responsabilidades pelo meu papel neste acontecimento e aprendi algumas lições favoráveis.

Sou grato por meus companheiros de natação dos Estados Unidos e pelo Comitê Olímpicos Estadunidense, e aprecio todos os esforços do Comitê Olímpico Internacional, do Comitê Organizador e ao povo brasileiro que nos recebeu e trabalhou duro para ter certeza que este seria um Jogos Olímpicos para ficar na memória. Já foi dito e gasto muito sobre o que aconteceu no último fim de semana, então espero que gastemos nosso tempo celebrando as grandes histórias e desempenhos deste Jogos Olímpicos e olhemos para frente para celebrar o sucesso futuro”

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado