Menu
Futebol

Em busca do tricampeonato olímpico, Brasil atropela Camarões na estreia

Arquivo Geral

06/08/2016 16h57

REUTERS/Marcelo del Pozo

Em busca do tricampeonato olímpico, a Seleção Brasileira feminina de vôlei fez sua estreia nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Atuando no Maracanãzinho e contando com muito apoio da torcida, o Brasil venceu Camarões por 2 sets a 0, com parciais de 25/14, 25/21 e 25/13.

Fazendo sua estreia em Olimpíadas, Camarões não teve vida fácil contra as bicampeãs, que foram superiores durante toda a partida. O Brasil começou com tudo, impondo um ritmo forte e abrindo, sem dificuldades, 5 a 0. Após o técnico pedir tempo, o time africano melhorou e baixou a vantagem brasileira para dois pontos: 7 a 5.

A equipe comandada por Zé Roberto Guimarães voltou a se concentrar e encaixou seu jogo, ampliando ainda mais a vantagem no marcador, com boas atuações de Sheilla, Fernanda Garay e Natália. Com dez set points favoráveis, o Brasil abriu 24 a 14, fechando o set no ponto seguinte.

Na segunda parcial, a Seleção não teve uma diferença tão grande no placar. Após ficar à frente, o Brasil chegou a abrir cinco pontos, 12 a 7, e seguia na liderança sem maiores problemas. Quando o marcador mostrava 19 a 14, o treinador camaronês pediu tempo, e a parada fez bem às africanas, que venceram quatro pontos em sequência e levaram a diferença para apenas um: 19 a 18.

Desta vez, foi a vez de Zé Roberto Guimarães parar a partida e reorganizar a Seleção, que voltou melhor e mostrou superioridade, venceu por 25/21. Contudo, o set representou a primeira vez que a equipe de vôlei feminina de Camarões passou dos 19 pontos contra o Brasil em uma parcial.

No set decisivo, a Seleção foi superior. As donas da casa se aproveitaram da pouca experiência das adversárias, que nunca foram campeãs africanas, e venceram sem dificuldades.

Apesar do bom resultado, o comandante Zé Roberto Guimarães criticou o fato de somente 12 jogadoras poderem disputar os Jogos. Vale lembrar que a central Thaísa ficou fora da partida por conta de uma lesão muscular.

“Eu estava preocupado que alguém se machucasse. Isso é preocupante nas Olimpíadas, em que você só pode ter 12 jogadoras, e precisamos mudar isso urgentemente. Qualquer contusão e problema, você perde uma jogadora importante em um momento crucial, e pode ser complicado para o resto da competição. Tomara que o COI reveja isso, pois precisamos aumentar duas jogadoras”, disse o técnico ao Sportv.

Com a vitória, o time nacional segue firme em busca do terceiro ouro olímpico. Além disso, a equipe já conquistou outras duas medalhas em Jogos, ficando com o bronze em Atlanta 1996 e Sidney 2000.

Outros dois jogos já tiveram suas definições. Pelo grupo do Brasil, a Coreia do Sul venceu o Japão por 3 sets a 1, com parciais de 19/25, 25/15, 25/17 e 25/21. Já pelo Grupo B, a Holanda não teve vida fácil para bater a China, levando a melhor por 3 sets a 2, com parciais de 25/23, 21/25, 18/25, 25/22 e 15/13.

O Brasil volta à quadra já na próxima segunda-feira. A Seleção fecha a programação do dia contra a Argentina, às 22h35. A equipe verde e amarela está no Grupo A, ao lado de Japão, Coreia do Sul, Rússia, Camarões e Argentina.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado