Por André Araújo e Marcello Hendricks
Domingo, dia 29 de setembro, 16 horas, tarde de futebol na capital federal e além disso, um clássico.
No estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela primeira vez o Majestoso, confronto entre São Paulo e Corinthians, acontecia.
No primeiro jogo, vitória do Tricolor por 3 a 1, com gols marcados por Lucas, Arboleda e André Silva, já o gol alvinegro, que na segunda etapa ficou com dois a menos, foi de Yuri Alberto.
Com a vitória o São Paulo além de ganhar o primeiro Majestoso de Brasília chega aos 47 pontos e a quarta colocação, enquanto o Corinthians fica com 28 pontos e no 17° lugar, a primeira dentro da zona de rebaixamento.
São Paulo na frente
Com 31 graus de temperatura e 30% de umidade do ar, talvez o clima não fosse o ideal, mas a torcida do São Paulo trazia suas bandeiras, tambores e esperanças para que pelo menos dentro do estádio o clima fosse à altura de um clássico.
Logo após o apito inicial, as duas equipes começaram a se estudar e a também criar suas jogadas .
Os times buscavam rodar a bola quando tinham a posse, mas também aproveitavam dos contra ataques dos erros do adversário.
Com um certo equilíbrio no jogo, quem desequilibrava era a equipe do São Paulo, que finalizava mais e melhor. E com isso ia crescendo na partida e começava a tomar conta do jogo.
Em seu melhor momento na partida, Calleri arrancou pelo lado esquerdo até ser parado por Fagner dentro da área.
Em revisão realizada pelo VAR após o lance, o árbitro viu o pisão do defensor corinthiano no atleta do Tricolor e sinalizou pênalti aos 51 minutos do primeiro tempo e o segundo amarelo e expulsão do atleta alvinegro.
Na cobrança , de um lado Lucas, que perdeu uma penalidade no meio de semana pela Libertadores e do outro ,Hugo Souza, que já mostrou suas credencias como pegador de penâlti.
Porém, tudo isso ficou pra trás e em cobrança do lado direito do goleiro alvinegro, o atacante do São Paulo fez o primeiro gol do Majestoso em Brasília. Calleri ainda teve mais uma chance em um contra ataque, mas finalizou para fora e assim terminou a primeira etapa.
O que estava bom, ficou melhor
Com um a menos, Ramon Diaz modificava o time, com entradas de Coronado, Felix Torres e Carillo, o argentino montava uma linha de três defensores e deixava apenas Charles como volante de ofício.
Mais ofensivo e menos defensivo, os espaços eram abertos e ambos os times criavam chances claras, foi assim em jogada individual de Coronado que passou para Romero que não conseguiu finalizar.
Um minuto depois quem perdia chance clara era o São Paulo, Wellington Rato saiu cara a cara com Hugo Souza, mas chutou para fora. Mas o que estava bom pro Tricolor, ficaria melhor, aos 16 minutos da segunda etapa, o zagueiro André Ramalho acertaria o rosto de Luciano e, após revisão do VAR, expulsaria o segundo jogador do Corinthians.
Corinthians diminui, mas São Paulo vence
Com dois a mais o São Paulo tinha facilidade para chegar ao ataque e finalizar.
E foi nesse ritmo que aos 30 minutos, em cobrança de escanteio, Wellington Rato cruzou para dentro da área onde achou o zagueiro Arboleda que cabeceou para o fundo das redes. Dois a zero no placar e festa na arquibancada que cantava o hino, fazia “olé” e provocava o rival.
O jogo estava controlado, até que aos 37 minutos do segundo tempo a bola chegou até os pés de Yuri Alberto do lado direito da área, o atacante bateu de voleio com a perna esquerda e diminuiu para o Corinthians. O São Paulo continuava no comando da partida, mas com mais medo na parte defensiva.
Tudo voltou a se acalmar para o Tricolor quando, aos 98 minutos, André Silva fez o gol e deu o tom final à partida.
Final de jogo: São Paulo 3 x 1 Corinthians
Ficha técnica
Campeonato Brasileiro – 27ª Rodada
São Paulo 3 x 1 Corinthians
29/09/2024 – Mané Garrincha, Brasília- DF
Público Presente: 25.898
Renda: R$ 2.928.201,52
Gols:
São Paulo: Lucas (P) 52′, Arboleda 75′, André Silva 98′
Corinthians: Yuri Alberto 83′
Cartões:
São Paulo: Luciano (A) 38′ Luiz Zubeldia (A) Rafinha (A) 52′, A. Franco 69′
Corinthians: Fagner (A) 27′, Fagner (V) 45+4′, Romero (A) 45+11′, I. Coronado (A) 48′, A. Ramalho (V) 63′, Charles (A) 63′
Escalações:
São Paulo: Rafael, Rafinha ( Ferraresi), Arboleda, A. Franco, Welington (J.Lewis), L. Gustavo, D. Bobadilla (Liziero) Lucas, Luciano (Erick), W. Rato (A.Silva), Calleri.
Técnico: Luiz Zubeldia
Corinthians: Hugo Souza, Fagner, Cacá, A. Ramalho, M. Bidu (Felix Torres), J. Martinez (I. Coronado), Charles (G.Henrique), B. Bidon (Carillo), R. Garro (Memphis), Romero, Y. Alberto.
Técnico: Ramon Diaz