Mesmo sem fazer uma partida brilhante, os Estados Unidos alcançaram a final dos Jogos, nesta sexta-feira, no basquete masculino. Os favoritos superaram a Espanha na semi, por 82 a 76, e carimbaram a vaga na decisão do torneio olímpico. Apesar da derrota espanhola, o cestinha da partida foi Pau Gasol, com 23 pontos.
O começo de partida foi equilibrado, com leve superioridade dos Estados Unidos. A maior vantagem que uma equipe conseguiu abrir veio justamente no fim do quarto, quando o Dream Team marcou 26 a 17, em cesta de três de Kyle Lowry.
No segundo período, porém, os espanhóis melhoraram o desempenho, principalmente na reta final. Nos primeiros minutos do quarto, a diferença chegou a dez pontos. Depois, com boa atuação, os europeus chegaram a diminuir para três a distância e, na saída para os vestiários, o placar era de 45 a 39 para os norte-americanos.
O terceiro quarto começou no mesmo ritmo do segundo. O estrelado time dos Estados Unidos iniciou melhor, ameaçando abrir uma vantagem inalcançável. Porém, mais uma vez, a Espanha se recuperou, com grande atuação de Pau Gasol, que ultrapassou os 20 pontos já no terceiro período. Ainda assim, o Dream Team chegou ao últimos dez minutos à frente, com 66 a 57 no placar.