Menu
Torcida

Classificadas, Inglaterra e Bélgica jogam para escapar de um possível duelo com o Brasil

Arquivo Geral

28/06/2018 7h00

Atualizada 27/06/2018 22h15

REUTERS/Mariana Bazo

Inglaterra e Bélgica fazem um duelo de diversas igualdades hoje, às 15h, em Kaliningrado, mas de olho no horizonte da tabela da Copa. Nele, pode surgir à frente o Brasil.

Ambos os times europeus jogam já classificados para as oitavas de final, quando pegarão quem sair com vida do equilibrado Grupo H: Japão, Senegal ou Colômbia.

Passando, e considerando uma eventual vitória brasileira nas oitavas de final contra o México, o primeiro colocado do grupo irá encarar o time do técnico Tite.

Já quem ficar na segunda posição enfrentará a Suíça ou a surpreendente Suécia, que liderou o grupo em que a Alemanha acabou humilhada, em último lugar. “Estou surpreso (com a queda alemã). Mas você não pode tomar nada por certo na Copa, veja os jogos também da Argentina, Portugal, Espanha… Uma decisão por jogo”, disse Gareth Southgate, o técnico inglês.

Treinador dos belgas, o espanhol Roberto Martínez vai na mesma linha: “A Copa do Mundo mostra que as margens são muito estreitas”.

A partida, que será a última a ser disputada em Kaliningrado na Copa, é um caso raro de igualdades. Ambas as seleções estão empatadas em pontos (6), saldo de gols (6) e gols marcados (8). Sobra, para o desempate, o critério do fair play, e aí a Inglaterra está à frente com dois cartões amarelos recebidos, contra quatro da Bélgica.

Questionado se isso afetaria a conduta de seus atletas em campo, Southgate brincou com o fato de que a tabela, que previa a Alemanha também à frente, ter mudado. Depois, disse: “Vamos jogar para ganhar.”

Mais do que isso, os dois times entram em campo para tentar firmar suas reputações. Vieram de atuações arrasadoras na primeira fase, mas contra adversários menores – Tunísia e o estreante em Mundiais Panamá. “Talvez não fossem os times mais fortes, mas veja o que aconteceu com a Alemanha. Nós não somos o principal favorito, mas temos oportunidade de vencer”, afirmou o zagueiro da Bélgica Thomas Vermaelen.

Jornal de Brasília

Esse é o primeiro jogo de gente grande, por assim dizer, das seleções na Rússia. Ventilada como uma das favoritas para a vencer, a Bélgica quer superar o estigma de ter uma ótima geração de jogadores que ainda não obteve resultados expressivos.

Pode ter alguma dificuldade hoje, porque um de seus principais atletas, o goleador Lukaku, autor de quatro gols na Copa do Mundo, deve ser poupado.

Já a Inglaterra, que desde o campeonato que venceu em 1966 surge de tempos em tempos com alguma seleção moderadamente interessante, aposta suas fichas no time renovado de Southgate.

À frente dos ingleses, o artilheiro até aqui da Copa, Harry Kane, de 24 anos. Ele fez cinco gols jogando só 154 minutos em dois jogos, e a expectativa é de que entre como titular na partida contra os belgas.

É preciso ressaltar que três dos gols foram marcados contra os panamenhos, em algo que se assemelhou mais a um jogo-treino que acabou em 6 x 1 para os ingleses.
Logo, a pressão por resultado é amaior, não menos porque o jovem atacante é o capitão do time.

Panamá x Tunísia
No outro jogo do grupo, Panamá e Tunísia também se enfrentam às 15h, em Saransk, pela primeira e única vitória na Copa. Ambas as seleções já estão eliminadas após perderem para Bélgica e Inglaterra.

Saiba Mais

Desde que a África passou a ter cinco seleções em uma Copa, em 1998, jamais o continente ficou sem um representante nas oitavas. Hoje, às 11h, caberá ao Senegal evitar um fracasso africano, após as eliminações de Egito, Marrocos, Nigéria e Tunísia. Os senegaleses enfrentam a Colômbia, em Samara, em duelo direto pela vaga, pelo Grupo H. Um empate basta para ir a cinco pontos e assegurar a classificação. Os colombianos, com três, precisam da vitória.

O Japão tentará colocar a Ásia nas oitavas da Copa após passar em branco há quatro anos. O adversário será a eliminada Polônia, hoje, às 11h, em Volgogrado. Para avançar, o time do oriente depende apenas de um empate.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado