Menu
Brasília

Circuito de atividades esportivas para pessoas com deficiência no DF ocorre neste sábado (20)

UNA Parque irá oferecer aulas de canoagem, SUP, tiro com arco, tênis de mesa, dança, yoga e outras atividades esportivas e de lazer gratuitas até janeiro de 2023

Redação Jornal de Brasília

19/08/2022 18h43

Foto: Julio Cesar Silva/Divulgação

A terceira edição do circuito de atividades inclusivas para pessoas com deficiência em Brasília, UNA Parque, inicia as atividades neste sábado (20), no Parque da Cidade Sarah Kubitschek. O projeto vai oferecer aulas de várias modalidades esportivas, práticas de lazer e atendimento psicossocial a moradores do Distrito Federal até janeiro de 2023. Além das atividades já oferecidas anteriormente – canoagem, SUP, tiro com arco, tênis de mesa, yoga, Teqball (futebol de mesa), dança, atendimento psicossocial e horta comunitária –, a iniciativa traz duas novidades nesta edição: uma torre de escalada e uma piscina de mergulho. A participação é gratuita, e as inscrições já podem ser feitas pelo site https://unaparque.com.br/.

Ao longo dos próximos meses, a UNA (Unidade Nacional de Acessibilidade) vai desenvolver o projeto com estruturas adaptadas e acessíveis no centro da capital federal. Todas as atividades contam com acompanhamento e orientação de professores e instrutores. Também será oferecido apoio social com atendimentos de psicólogos e assistentes sociais, além da oportunidade de convivência e socialização.

Embora o projeto tenha como público-alvo as pessoas com deficiência, qualquer pessoa pode participar, por meio das vagas remanescentes, ou mesmo visitando o local das atividades. A ideia é que pessoas com e sem deficiência e seus familiares possam trocar experiências, compartilhar sentimentos e conviver em um ambiente único e livre de qualquer forma de preconceito e discriminação.

A idealizadora do UNA Parque e responsável pelo projeto, Andréa Pontes, reforça a importância de espaços inclusivos e adaptados no Distrito Federal. “Nosso propósito é exercitar a transformação e a empatia. É importante que as iniciativas adaptadas e acessíveis sejam do alcance de todos. Brasília vem se destacando pela preocupação com a inclusão”, diz ela, lembrando que dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que cerca de 154 mil pessoas no DF tem algum tipo de deficiência, o que corresponde a 5,2% da população.

“As atividades físicas trazem inúmeros benefícios para o bem-estar fi?sico e mental, e no caso das pessoas com deficiência são ainda mais importantes. Estimulam autonomia e independência, ajudam na reabilitação e no emocional, com socialização, fortalecimento de vínculos, melhoria da autoestima e redução da ansiedade, estresse e depressão”, acrescenta Pontes, que faz parte da seleção brasileira de paracanoagem e é campeã sul-americana de 2021 na modalidade.

Novidades

Uma das novidades desta edição, a torre de escalada é uma prática esportiva e de lazer que se caracteriza pelo movimento de escalar paredes ou rochas, especialmente com o auxílio de cordas e equipamentos especiais. Pode ser praticada tanto individualmente como em grupo e exige o máximo de força e concentração – fatores que fazem com que o processo de ensino-aprendizagem às pessoas com deficiência se diferencie quanto a adaptações no espaço físico e de recursos materiais.

Já na piscina de mergulho, também incluída nesta edição do circuito, os participantes poderão praticar o mergulho adaptado, ou seja, o conjunto de atividades subaquáticas, em mergulho livre ou com equipamento autônomo. Entre os benefícios da técnica está a melhora na capacidade respiratória e diafragmática, além de ser uma ferramenta para a inclusão de pessoas com deficiência ao esporte, que trabalha a interação social, uma característica essencial para a melhorar a convivência em família e com a sociedade.

O UNA Parque conta com a parceria da Secretaria de Esporte do DF, do Parque da Cidade, da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). As atividades serão oferecidas até 6 de janeiro de 2023, aos sábados e domingos, das 9h às 18h, no Estacionamento 10 do Parque da Cidade Sarah Kubitschek, maior parque da América Latina. Acompanhe a programação nas redes sociais do projeto: www.instagram.com/unaparque; www.youtube.com/c/CanalUNA; web.facebook.com/unaparque.

SERVIÇO

  • Una Experience – inscrições no site https://unaparque.com.br/agenda
  • Local: Estacionamento 10 do Parque da Cidade Sarah Kubitschek
  • Datas e horários: Até o dia 6 de janeiro, aos sábados e domingos, das 9h às 18h
  • Participação gratuita
  • Fotos: Júlio César Silva/Divulgação UNA

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado