Menu
Futebol

CBF demite Dunga e Gilmar. Tite está em reunião com o Corinthians

Arquivo Geral

14/06/2016 18h28

Winslow Townson-USA TODAY Sports

Após uma reunião que durou poucos minutos, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta terça-feira, por nota oficial, a demissão do técnico Dunga e do coordenador de Seleções, Gilmar Rinaldi. A CBF agradeceu ao treinador o trabalho realizado para em seguida comunicar sua demissão, ocorrida dois dias depois da derrota por 1 x 0 para o Peru, resultado que eliminou o Brasil da Copa América Centenário, nos Estados Unidos.

Além de Dunga, “deixam os cargos o coordenador de Seleções, Gilmar Rinaldi, e toda a sua equipe”, disse o comunicado da entidade, que ainda não definiu um substituto na chefia da comissão técnica. “A decisão foi tomada em comum acordo durante reunião nesta tarde e, a partir de agora, a CBF inicia o processo de escolha da nova comissão técnica da Seleção Brasileira. A CBF agradece a dedicação, a seriedade e o empenho da equipe durante a realização do trabalho”, acrescentou.

Com 52 anos de idade, Dunga não resistiu à pressão exercida por imprensa, torcida e dirigentes da entidade que comanda o futebol brasileiro. Diante dos fracassos à frente da Seleção nos últimos anos, o gaúcho de Ijuí iniciou sua segunda passagem pela equipe pentacampeã mundial no dia 22 de julho de 2014, exatamente duas semanas após o vexatório 7 x 1 sofrido contra a Alemanha, pelas semifinais da Copa do Mundo, no Mineirão.

A trajetória da queda

Nesta segunda oportunidade como técnico da Seleção, Dunga viu o Brasil ser eliminado nas quartas de final da Copa América do Chile, em 2015, após cair na disputa por pênaltis para o Paraguai, e deixou o time canarinho na sexta colocação das Eliminatórias Sul-Americanas, fora da zona de classificação para a Copa do Mundo da Rússia, em 2018.

Demitido após a eliminação para a Holanda nas quartas de final da Copa de 2010, na África do Sul, Dunga reestreou no comando técnico da Seleção no dia 5 de setembro de 2014, com vitória por 1 x 0 sobre a Colômbia, em amistoso realizado em Miami, nos Estados Unidos.

A partir de então, o Brasil engrenou uma série de 11 vitórias consecutivas, incluindo o triunfo por 2 x 0 sobre a Argentina, então vice-campeã mundial, no Superclássico das Américas, em Pequim, na China.

A sequência de resultados positivos da Seleção esvaiu-se diante da Colômbia, no ano passado, pela Copa América, competição da qual foi eliminada nas quartas de final. Nas Eliminatórias, o Brasil estreou com derrota por 2 x 0 para o Chile, em Santiago, e encontra-se atualmente no modesto sexto lugar, colocação insuficiente para obter a vaga no próximo mundial. Nesse torneio, o time de Dunga só conseguiu vencer equipes consideradas menos tradicionais, como Venezuela e Peru, empatando com uma desfalcada Argentina (1 x 1), em Buenos Aires, com o Uruguai (2 x 2), no Recife, e com o Paraguai (2 x 2), em Assunção.

Confira a íntegra da nota: 

“A Confederação Brasileira de Futebol comunica que decidiu, nesta terça-feira, dissolver a comissão técnica da Seleção Brasileira. Deixam os cargos o coordenador de Seleções, Gilmar Rinaldi, o técnico Dunga e toda a sua equipe.

A decisão foi tomada em comum acordo durante reunião nesta tarde e, a partir de agora, a CBF inicia o processo de escolha da nova comissão técnica da Seleção Brasileira.

A CBF agradece a dedicação, a seriedade e o empenho da equipe durante a realização do trabalho”.

Tite se reunirá com o Corinthians

Tite, técnico do Corinthians, tem reunião marcada para esta tarde, no clube. Dois nomes são especulados no clube: Eduardo Baptista e Oswaldo de Oliveira. O treinador está neste momento com o time no campo, mas há a informação de uma viagem ao Rio de Janeiro, até o fim do dia.

Aguarde mais informações

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado