Menu
Torcida

CBF anuncia parceria internacional para promover a integridade no futebol

A parceria prevê uma série de ações para combater crimes no futebol, como racismo e manipulação de resultados.

Redação Jornal de Brasília

22/03/2024 15h41

Foto: Reprodução/Instagram

LUCAS MUSETTI PERAZOLLI E THIAGO ARANTES
(UOL/FOLHAPRESS)

A CBF anunciou na tarde desta sexta-feira (22) um acordo de cooperação com o ICSS (Centro Internacional de Segurança Esportiva) para promover a integridade no futebol.

A parceria prevê uma série de ações para combater crimes no futebol, como racismo e manipulação de resultados. A assinatura do acordo ocorreu em evento em Wembley, em Londres (Inglaterra), com a participação do presidente Ednaldo Rodrigues.

Com a parceria, a ideia é que as duas entidades trabalhem juntas para reforçar a integridade do esporte.

O ICSS fica sediado em Doha e é uma organização global, independente e sem fins lucrativos.

O ICSS já trabalha com organizações importantes globalmente, como a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), a UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime), o Conselho de Europa e o Banco Mundial

“A CBF adota as mesmas medidas implementadas pelas principais organizações esportivas do mundo para a proteção da integridade do esporte e estamos estruturando, com ajuda da FIFA e da CONMEBOL, uma série de iniciativas próprias para combater a manipulação de resultados. Estamos construindo um ecossistema para que instituições como o ICSS e a Aliança Global de Integridade Esportiva (SIGA), empresas de monitoramento como Sportadar, Statsperform e Genius, e uma Força-Tarefa de Investigação privada possam trabalhar em conjunto com a CBF, a CONMEBOL e a FIFA para apoiar as autoridades públicas na sua missão de processar criminosos que atuam na manipulação de resultados esportivos. Nosso objetivo é garantir recursos suficientes para fazer o maior investimento no mundo que uma organização esportiva já fez para proteger a integridade, consolidando o papel da CBF como incubadora de boas práticas nesta área”, afirma Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.

“Quando a CBF nos contou sobre seus planos de posicionar o Brasil como uma referência internacional no campo da integridade, entendemos que havia uma oportunidade de pôr em prática todos os conhecimentos e instrumentos que desenvolvemos nos últimos 12 ano. Em conjunto com a CBF, decidimos assinar nosso acordo aqui em Wembley, um dos lugares mais simbólicos do futebol no mundo, para destacar a dimensão global da nossa iniciativa e dos problemas que queremos enfrentar”, diz Mohammed Hanzab, presidente do ICSS.

CBF ANUNCIA RENOVAÇÃO DE PATROCINADOR

A CBF anunciou a renovação de contrato com a empresa farmacêutica CIMED, que patrocina a seleção desde 2015.

“Temos a honra de anunciar a renovação com a CIMED, que tem andado sempre passo a passo com a instituição. Este contrato que nesta sexta-feira (22) está sendo renovado, vai muito além ainda do que já havia. Vai diretamente em uma área social, com um aporte de 1 milhões de reais destinados diretamente na aquisição de medicamentos que possam ser colocados à disposição de ações sociais em todo Brasil, para a saúde de muitos que não têm condição econômica. Passo muito importante para combater as desigualdades que existem no nosso país”, afirma Rodrigues.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado