Menu
Futebol

Bronze em Londres, Del Potro vence Rafael Nadal e vai à final

Arquivo Geral

13/08/2016 17h43

REUTERS/Kevin Lamarque

Depois de vencer a medalha de ouro nas duplas, o espanhol Rafael Nadal chegou como favorito para a semifinal do simples contra Juan Martín Del Potro. No entanto, neste sábado, apoiado pela torcida, o argentino conseguiu virar a partida e vencer por 2 sets a 1, com parciais de 5/7, 6/4 e 7/6 (7/5), garantindo vaga na grande final do simples nos Jogos.

A torcida argentina, como vêm acontecendo no Rio 2016, compareceu em peso ao Centro Olímpico de Tênis para apoiar Del Potro. O argentino, que já havia vencido o número 1 do mundo Novak Djokovic na estreia da competição, teria uma missão duríssima: eliminar Rafael Nadal, embalado pelo título inédito nas duplas. Com dois ótimos sets, Del Potro conseguiu virar a partida contra o número 5 do mundo.

O primeiro set foi muito duro, com os atletas travando grandes games. O argentino saiu na frente após quebrar o saque de Nadal. No entanto, o espanhol ex-número 1 do mundo devolveu a quebra no sexto game, empatando em 3 a 3. Nadal virou a parcial após confirmar o saque e, no último game, voltou a quebrar Del Potro e garantir a vitória no set: 7/5.

No segundo set, com um erro de recepção, Nadal permitiu com que Del Potro abrisse 3/1 na parcial e complicasse a vida do espanhol. Apostando nas bolas de fundo de quadra, Rafa voltou a encostar no quinto game, com um pneu. No entanto, Nadal apresentou maiores erros do que no primeiro set, permitindo com que Del Potro quebrasse seu serviço e fechasse o set com certa tranquilidade: 6/4.

No set decisivo, Nadal começou com tudo, confirmando seu saque e abrindo 1/0. Del Potro, na sequência, acertou belo ace e conseguiu empatar a parcial. Em uma grande disputa, Del Potro desperdiçou o matchpoint e viu Nadal fechar em 3/2. Com muitos erros, o espanhol deixou o adversário crescer e virar a parcial em 5/4. Em um game impecável, Nadal quebrou o saque do argentino e voltou a igualar o placar. O set foi para o tie-break, e aí brilhou a estrela do argentino, que, mesmo desperdiçando um setpoint, fechou em 7/6.

Medalha de bronze em Londres 2012, Del Potro agora enfrenta o medalhista de ouro de Londres 2012, o britânico Andy Murray, que despachou o japonês Ken Nishikori. A grande decisão acontece neste domingo, assim como a disputa pelo bronze, entre Nadal e Nishikori.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado