Na tão esperada volta do golfe aos Jogos Olímpicos após 112 anos, o grande campeão da competição foi o britânico Justin Rose. Com 268 pontos, 16 abaixo do par (quantidades de tacadas esperadas para se acertar o buraco), o atleta garantiu mais uma medalha de ouro para seu país.
Sem os maiores nomes do esporte, Jason Day (Austrália), Dustin Johnson e Jordan Spieth (EUA) e Rory McIlroy (Irlanda do Norte), Rose, 12º colocado do ranking mundial, deixou para trás Henrik Stenson, quinto do mundo e melhor ranqueado presente no Rio. O sueco ficou com a prata, duas tacadas acima do campeão.
Matt Kuchar (20º), dos Estados Unidos, completou o pódio. Único brasileiro na prova, Adilson da Silva começou bem, conseguindo se manter nas tacadas mínimas no primeiro dia de competição, mas não conseguiu manter o ritmo e ficou na posição T39, com 285 tacadas – uma acima do par.
Disputado nas duas primeiras edições das Olimpíadas no século XX, em Paris 1900 e Saint Louis 1904, o golfe foi amplamente dominado pelos Estados Unidos. Em Paris, o país levou as medalhas em ambas as competições, já em Saint Louis, o individual masculino foi prata, mas o país levou as três medalhas por equipe.