Menu
Torcida

Brasiliense está entre as convocadas para defender a Seleção no Sul-Americano Sub-20

Arquivo Geral

27/12/2017 18h23

Foto: Arquivo pessoal

Gabriel Lima
[email protected]

A terça-feira pós-Natal foi momento de muitas emoções para a jogadora de futebol brasiliense Victória Kristine Albuquerque de Miranda, de 19 anos. Isso porque a meia-campista está entre as convocadas do técnico da seleção brasileira feminina sub-20, Doriva Bueno, para o Sul-Americano da categoria. Entre as 22 atletas chamadas, Victória, que atua no Minas/Icesp, foi a única da capital convocada para o torneio que acontece no Equador, entre os dias 13 e 31 de janeiro de 2018. Tanto a equipe campeã quanto a vice ganham vaga para a Copa do Mundo da categoria, que será disputada entre os dias 5 e 24 de agosto de 2018, na França.

A brasiliense, que foi convocada pela primeira vez aos 15 anos e já jogou com a camisa amarela em outras oportunidades, não esconde a emoção de representar o país novamente. “É sempre um prazer muito grande representar a Seleção, seja qual for o campeonato. Mas esse vai ser especial, passamos o ano treinando pra estarmos na lista”, diz. Em busca do octa, ela garante que a pressão não vai atrapalhar o desempenho. “É boa, equilibrada, nunca é demais, estamos preparadas pra todas as situações”, garante Victória.

Disputando pela primeira vez o torneio, as expectativas da atleta são grandes. “Estou bem empolgada, é um torneio legal de se disputar. O grupo está unido e o clima é muito bom”, conta. “Com a conquista do Sul-Americano, podemos ter vaga no mundial. O ano de 2018 será um ano muito competitivo”, completa.

Ela também participou da campanha do vice-campeonato do Nike Friendilies, torneio amistoso que foi disputado nas primeiras semanas de dezembro deste ano. O Brasil, que ficou na segunda posição, venceu a Finlândia por 4 a 0, e os Estados Unidos por 2 a 0. A única derrota foi para a campeã Inglaterra, que levou por 1 a 0.

Futebol brasiliense

O futebol da capital está cada vez mais em evidência. O primeiro a garantir destaque nacional foi o Cresspom-DF, que alcançou as semifinais da copa do Brasil de 2016 e fez uma bela campanha na série A2 do Campeonato Brasileiro Feminino. Em 2018, o Minas/Icesp promete fazer bonito, já que o time terá a oportunidade de disputar a competição nacional. Por ter conquistado o título do Candangão Feminino deste ano, a equipe terá a chance de disputar as preliminares e, consequentemente, o ingresso para a segunda divisão.

Sul-Americano 2018

A competição será disputada durante o primeiro mês do ano. A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) sorteou os grupos no dia 14 deste mês. Brasil e Equador foram as cabeças de chave. Com estreia marcada para o dia 14 em Ibarra, contra o Chile, as atuais campeãs ainda jogam contra Venezuela, Uruguai e fecham a participação na primeira fase contra a Bolívia. As donas da casa estreiam contra a Argentina, em Riobamba. Depois enfrentam Colômbia, Paraguai e o Peru.

As duas seleções que conquistarem mais pontos nos grupos se classificarão para o quadrangular final. Após os três jogos da última fase, aquela que somar o maior número de pontos será a campeã.

Hegemonia

Até hoje, o Brasil nunca perdeu uma partida no torneio. São 7 títulos, com 33 vitórias e cinco empates. No último torneio, a seleção brasileira ganhou quatro jogos (2×1 na Venezuela, 1×0 no Chile, 4×0 no Peru e, na fase final, 3×1 na Argentina) e empatou três (2×2 contra o Paraguai e, na fase final, 0x0 com a Colômbia e 0x0 com a Venezuela). O título veio no saldo de gols, +2, contra +1 da Venezuela.

Com o formato diferenciado na disputa, fase de grupos e um quadrangular final, a seleção canarinho ficou à frente da Argentina em três oportunidades, do Paraguai, em duas, Colômbia e Venezuela, uma vez cada. Os campeonatos passados aconteceram em 2004, 2006, 2008, 2010, 2014, 2015 e 2016, sendo três deles em solo brasileiro.

Confira a convocação completa:

Goleiras

Stefane – Team Chicado

Nicole – Santos

Kemelli – 3B Sport

Laterais

Isabela Fernandes – Ponte Preta

Monalisa – Iranduba

Thais Reis – University of North Florida

Zagueiras

Ingryd – 3B Sport

Thais Regina – 3B Sport

Tainara – Vitótia (BA)

Andressa – Team Chicago

Meias

Angelina – Santos

Juliana – Ferroviária

Ana Vitória – Corinthians/Audax

Luana Sartório – Ferroviária

Ariadna – Sport Clube do Recife

Victória – Minas/ Icesp

Karla – Santos

Atacantes

Luana Grabias – Chapecoense

Brenda – 3B Sport

Geyse – Madrid CFF

Kerolin – Ponte Preta

Valéria – Tiradentes

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado