Rogério Sampaio,
Especial para o Jornal de Brasília
O Campeonato Brasileiro de Optimist, edição 2017, sediado pelo Iate Clube do Espirito Santo (ICES), terminou em Vitória.
O campeonato contou com a presença de 160 velejadores dos estados de Pernambuco, Alagoas, Bahia, Brasília, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de sete velejadores da Alemanha.
Nos primeiros quatro dias, fase qualificatória, foram disputadas as oito regatas em regime de vento muito forte variando entre 16 e 30 nós. Nos dois últimos dias, fase final, com os velejadores já divididos nas flotilhas ouro e prata, foram disputadas quatro regatas com vento um pouco mais ameno, entre 12 e 20 nós.
Os vencedores gerais foram os velejadores Nicolas Bernal, campeão masculino, do Yatch Club Santo Amaro, de São Paulo, e Marina da Fonte, que sagrou-se bicampeã, pelo Cabanga Iate Clube de Brasília
.
A Flotilha do Cerrrado, composta por velejadores do Iate Clube de Brasília conseguiu resultados expressivos como o 2º Lugar da vejadora Bruna Patarício, no Infantil Feminino, Flotilha Ouro, o 8º Lugar na categoria Mirim, de Luís Felipe Amaral (o Pipe), na Flotilha Prata, o 8º Lugar na categoria Infantil Feminina da velejadora Júlia Vilas Boas Sampaio, na Flotilha Prata e o 10º lugar obtido por Juliana de Seixas, na categoria Juvenil Feminino, Flotilha Prata.
“Depois desse batismo de muito vento e mar agitado, essa nova geração de velejadores veteranos do Iate Clube está habilitada para velejar em qualquer raia. As condições em Vitória foram extremas e eles se comportaram com muita garra, determinação e coragem, superando muitos velejadores nascidos e criados no mar. Prevejo um futuro brilhante para a vela candanga”, afirmou Flávio Pimentel, diretor de Náutica do ICB.

Divulgação
A cerimônia de premiação ocorreu em clima de muita festa com muitos elogios à organização e receptividade do Iate Clube do Espírito Santo.