Menu
Torcida

Brasil conquista sua primeira medalha nas Paralimpíadas de Inverno

O brasileiro completou a prova com o tempo de 2min29s6, pouco atrás do chinês Zixu Lui, que ultrapassou a linha de chegada com 2min28s9

Redação Jornal de Brasília

10/03/2026 10h40

cristian ribera

foto: Alessandra Cabral/CPB

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

O Brasil conquistou nesta terça-feira (10) a primeira medalha de sua história nos Jogos Paralímpicos de Inverno, com Cristian Ribera ficando com a prata na prova de sprint sentado do esqui cross-country.

O brasileiro completou a prova com o tempo de 2min29s6, pouco atrás do chinês Zixu Lui, que ultrapassou a linha de chegada com 2min28s9. O cazaque Yerbol Khamitov completou o pódio, com 2min29s9.

Natural de Cerejeiras, em Rondônia, e criado em Jundiaí, no interior paulista, Cristian Ribera, de apenas 23 anos, já está em sua terceira participação paralímpica.

Na estreia, em PyeongChang-2018, na Coreia do Sul, quando tinha somente 15 anos, Ribera conquistou o sexto lugar na prova de 15 km do esqui cross-country, até então o melhor resultado do Brasil na história dos Jogos de Inverno.

Desde então, consolidou-se com um dos principais nomes da modalidade. Ele foi o primeiro brasileiro a conquistar o Globo de Cristal no esqui cross-country paralímpico, sagrando-se campeão geral da temporada 2024/2025.

Neste início de temporada, manteve o momento positivo nas pistas de neve e faturou dois ouros nas provas de 1 km e 10 km em etapa da Copa do Mundo em Finsterau, na Alemanha, em janeiro.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado