Menu
Torcida

Bolsa atleta não alivia para isolados

Mesmo com o atual isolamento social, é necessário comprovar a execução do plano de treinamento que foi apresentado para obter o benefício

Pedro Marra

22/04/2020 6h25

Atletas de Brasília sobre adiamento ddas OlimpíadasFotos: aquivo pessoal

Os atletas do Distrito Federal, que recebem o benefício do Bolsa Atleta, precisam enviar a prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2020 até 15 de maio para a Secretaria de Esporte e Lazer do DF (SEL-DF). Mesmo com o atual isolamento social, é necessário comprovar a execução do plano de treinamento que foi apresentado para obter o benefício.

Desta forma, o atleta precisa apresentar fotos dos treinamentos realizados nos meses de janeiro e fevereiro. No documento, é preciso relatar a necessidade de ficar em casa. No plano de treinamento, o esportista deve citar as competições suspensas ou canceladas com informações oficiais da entidade organizadora, anexadas na prestação de contas. Mesmo quem participou competição oficial neste quadrimestre, deve relatar e apresentar o resultado oficial emitido pela entidade organizadora.

Atleta de Marcha Atlética do Centro de Atletismo de Sobradinho (Caso-DF), Elianay Santana Barbosa, 35 anos, entende a necessidade da documentação, mas contesta a prestação em meio à pandemia. “Não é necessária essa prestação de conta. Nesse momento eu acho muito complicado, porque o que eu faço hoje é um complemento do meu treinamento em condições normais. Mas quem é nadador, por exemplo, e não tem piscina em casa, não está tendo como nadar. A gente tem que prestar conta pela burocracia, mas neste momento, poderia ser descartado”, opina.

Outro atleta do Caso-DF é Max Batista dos Santos, de 25 anos. Para o marchador, prestar contas é importante. “Acho algo relevante por causa da transparência. Também tem o aporte que o programa dá, porque a gente precisa estar se mantendo. É como uma contrapartida. Eles precisam saber onde e como esse dinheiro está sendo investido. Então ajuda para obter material, ainda mais agora a gente pode ter recurso de adquirir materiais para dar continuidade aos trabalhos em casa”, analisa.

A Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal explicou, por meio de nota que houve “apenas a necessidade de justificar o não cumprimento do plano esportivo diante da pandemia mundial.”

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado