Menu
Futebol

Atletas brasilienses estreiam nas Olimpíadas Rio 2016

Arquivo Geral

06/08/2016 8h03

FIVB

Altieres Losan
Especial para o Jornal de Brasília

Cinco atletas brasilienses estreiam nos Jogos Olímpicos Rio 2016 neste sábado (6). Esgrima, vôlei de praia, tiro com arco, natação e vôlei são as competições que podem trazer medalhas olímpicas para representantes nascidos na capital do país já no primeiro dia de disputa.

Nos próximos dias, mais cinco brasilienses estrearão no torneio nas modalidades de judô, saltos ornamentais, marcha atlética e maratona. Confira abaixo a lista com os dias e os horários de estreia de cada atleta, além de seus perfis e adversários:

SÁBADO, 06 DE AGOSTO DE 2016

9h ESGRIMA: Rayssa Costa, esgrimista de 24 anos, participa pela primeira vez da competição. Ela começou a treinar aos 14 anos e, hoje, vive em São Paulo, onde é atleta do Pinheiros. Para se aperfeiçoar no esporte, ela chegou a morar na Itália. Na primeira fase, ela enfrenta a suíça Tiffany Géroudet.

9h50 TIRO COM ARCO: Bernardo Oliveira, 23 anos, ainda vive e estuda em Brasília. Ele se inseriu no tiro com arco em 2005 por incentivo de um amigo. Ele treina no Clube do Exército e treina cerca de 40 horas por semana. Neste sábado, ele começa a competição enfrentando a equipe chinesa.

11h VOLEI DE PRAIA: Bruno Schmidt, 29 anos, nasceu em Brasília, mas logo se mudou para a cidade praiana Vila Velha (ES). É sobrinho do ex-jogador de basquete Oscar Schmidt e competirá pela primeira vez nas Olimpíadas ao lado de Alisson Cerutti, com quem conquistou cinco títulos em dois anos. A dupla começará a disputa conta a equipe canadense.

15h VOLEI: A levantadora Fabíola, 33 anos, estreará nos Jogos Olímpicos ao lado da seleção brasileira da modalidade. Começou a carreira em Ceilândia e coleciona seis medalhas de ouro em competições mundiais e sul-americanas. Ela foi mãe de uma menina há pouco mais de dois meses e correu para se recuperar a tempo. A estreia será contra a seleção de Camarões.

15h24 NATAÇÃO: Manuella Lyrio, 27 anos, estreia competindo o revezamento 4x100m livre. Ela começou a nadar ainda na infância, após sofrer um atropelamento. Atualmente, ela mora em São Paulo e nadará outras três provas até o fim da Olimpíada.

DOMINGO, 07 DE AGOSTO DE 2016

11h38 JUDÔ: Erika Miranda, 29 anos, começou a praticar o esporte ao acompanhar seu irmão em Ceilândia. É a única judoca brasileira que obteve medalhas nos últimos três mundiais e ocupa o 4º lugar no ranking de sua categoria. No domingo, ela competirá com a tunisiana Hela Ayari nas oitavas de final do peso meio-leve (-52 kg).

SEGUNDA-FEIRA, 08 DE AGOSTO DE 2016

16h SALTOS ORNAMENTAIS: Hugo Parisi, 31 anos, mora e treina em Brasília e competirá sua quarta Olimpíada. Ele já cumula 223 medalhas em 376 competições. A maioria, 138, são de ouro. O atleta é especialista na plataforma de 10 metros, justamente a categoria que estreará nas piscinas olímpicas.

SEXTA-FEIRA, 12 DE AGOSTO DE 2016

14h30 MARCHA ATLÉTICA: Caio Bonfim, 25 anos, nasceu em Sobradinho e teve influência da família para começar o esporte. Já aos dez anos foi inscrito em provas acima de sua faixa etária. Em 2012, estebe em Londres. Foi o único brasileiro na prova de 20km e ficou no top 40. Vai começar nas Olimpíadas 2016 justamente na competição de 20km e, uma semana depois, a de 50 km.

SEGUNDA-FEIRA, 15 DE AGOSTO DE 2016

15h15 SALTOS ORNAMENTAIS: César Castro, 33 anos, é especialista no trampolim de 3 metros, onde estreará nas Olimpíadas. É dele o recorde brasileiro de medalhas em circuitos mundiais. César é formado em Educação Física e começou a saltar aos nove anos, em Brasília.

DOMINGO, 21 DE AGOSTO DE 2016

9h30 MARATONA: Marilson Gomes dos Santos, 38 anos, correrá em sua última competição olímpica no último dia dos jogos. Até os noves anos, jogava futebol em Ceilândia, mas influenciado pelo irmão, começou a praticar o atletismo. Ele é bicampeão da Maratona de Nova York, recordista sul-americano dos 5.000 m, 10.000 m e meia maratona, e Tricampeão da São Silvestre.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado