Menu
Futebol

Associados terão 20 dias para sugerir mudanças no estatuto tricolor

Arquivo Geral

17/08/2016 9h51

Divulgação/SPFC

Após a vitória na assembleia geral dos associados no último dia 6, a diretoria do São Paulo cumpre a promessa de dar sequência nos tramites para reformular o estatuto do clube de forma democrática e anuncia mais uma etapa desde processo. A partir desta quinta-feira, todos os associados ou membros do Conselho Deliberativo poderão apresentar propostas para a Comissão de Sistematização da Reforma. Dia 18 de outubro se encerrará o prazo.

Esse grupo foi formado por meio de indicações do presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, e do presidente do CD, Marcelo Pupo. Ambos indiciaram apenas pessoas com formação em direito. São elas: Carlos Eduardo Ambiel, Carlos Eduardo Monteiro Teixeira, Eduardo Alfano Vieira, José Alberto Rodrigues dos Santos, Roberto Natel, Rodrigo Rocha Monteiro de Castro, Sergio Luiz Galindo, Silvio Paulo Medici e Wanderson Martins Rocha.

Desde o ano passado, essa Comissão já iniciou a análise de propostas, que deve aumentar consideravelmente nestes 20 dias de prazo para a entrega da remessa, que poderá ser feita individualmente ou em grupo. Atualmente, 31 sugestões já foram entregues.

O sócio ou conselheiro que quiser exercer seu direito tem de baixar um formulário, que já está disponível no site oficial do São Paulo, e entregá-lo devidamente preenchido na secretaria do Conselho Deliberativo, que fica aberta das 9h00 às 20h00. Outra alternativa é depositar o documento na urna instalada na secretaria social do clube.

A ideia de democratizar o estatuto do São Paulo se deu em função de uma ação movida pelo conselheiro Francisco de Assis Vasconcellos, e que segue sua tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF). Vasconcellos e seu grupo de opositores entendem que a manobra estatutária feita em 2004 é ilegal em função das alterações terem ocorrido sem a consulta dos sócios. À época, Juvenal Juvêncio foi beneficiado com um inédito terceiro mandato.

Até agora, todos os recursos do clube foram rejeitados e a esperança da atual gestão é de que o resultado da assembleia, com toda essa participação dos sócios no desenvolvimento do novo estatuto, reverta o caso. A decisão do STF será a última e é irreversível.

O novo estatuto deve ser apresentado para apreciação do Conselho Deliberativo até fevereiro. Após isso, todos os sócios adimplentes do clube – cerca de 6.200 – dariam um novo e definitivo aval, democratizando as alterações, como tanto pedem os opositores. Este engajamento não acontece desde 1937 na história do Tricolor do Morumbi.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado