Menu
Futebol

Após novo vexame em casa, técnico do Cruzeiro se diz tranquilo

Arquivo Geral

12/07/2016 14h10

Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

A vexatória derrota por 3 x 0 para o Atlético-PR, nessa segunda-feira (11), no Mineirão, levou o técnico Paulo Bento a ser bastante questionado e vaiado pela torcida cruzeirense. Diante das críticas, que ganham força em meio a campanha ruim do Cruzeiro no Brasileirão, o treinador português vê com naturalidade os gritos de “burro” vindos das arquibancadas, mas salienta a incapacidade dos torcedores de esperarem por uma evolução em termos de trabalho.

“Creio que isso é igual em todo lado. Não há diferenças entre aquilo que é o futebol europeu e o sul-americano ou outro tipo de futebol. Faz parte, sei para onde vim, estou onde queria estar. Sei o que as pessoas pretendiam em termos gerais para o clube. Tenho a clara noção de que os resultados não estão a ser o que esperávamos e que merecíamos até aqui. Mas estas situações são iguais em todo lado, não muda nada. A função do treinador é a mais volátil que há no mundo. Creio que o trabalho do treinador é sempre trabalhar encima do arame. Numa situação dessas, mais ainda. Numa situação, num país, que tem muita coisa boa, entre elas o futebol, mas que tem uma incapacidade para esperar, para ser paciente, para ver que frutos dão os trabalhos à longo prazo e creio que isso é normal”, colocou o treinador.

“Quero que as pessoas tenham claro é que me dedico ao clube o maior tempo possível. Posso dizer que, em termos organizacionais e de preparação, nunca gastei tanto tempo como gasto aqui. Estou satisfeito com aquilo que é a postura e a capacidade de trabalho dos jogadores e continuarei a tentar fazer o meu melhor em prol do clube quer buscando resultados, quer à procura de estruturar o clube da melhor maneira possível. Por isso, estou de consciência tranquila com aquilo que tenho feito e por aquilo que os jogadores têm feito e continuaremos a trabalhar”, completou.

Grande parte dos questionamentos direcionados ao treinador dizem respeito à opção por jogadores que não vem rendendo e que também vêm sendo hostilizados pela torcida. Bento, porém, é firme e enfatiza que seguirá suas convicções sempre.

“O que quero deixar bem claro, com todo o respeito às pessoas, é que entendendo o sofrimento das pessoas. Colocando do outro lado, perder por 3 a 0 em casa é de alguma angustia, de algum sofrimento. Nós também o temos, mas só consigo ser treinador com minhas decisões. Não consigo ser treinador com a decisão dos outros, isso não o fiz na minha carreira e tenha certeza, nunca o farei. Penso com minha cabeça, com a cabeça da minha comissão técnica e assim faremos até que eu decida que para mim acabou a carreira de treinador. Não farei no meu país, no Brasil, no Cruzeiro. Isso não o farei. Jamais o farei”, destacou.

Com o Cruzeiro na 15ª posição, com os mesmos 15 pontos do Figueirense, time que abre a zona de rebaixamento, Paulo Bento garantiu estar pronto para superar o momento difícil no clube e assegurou que, estando “sobre o arame”, está equilibrado o suficiente para tirar o time da atual situação.

“Quero deixar claro que, sendo um momento de tristeza, o mais difícil desde que estamos aqui, que não é na adversidade que me sinto mais débil. Me sinto mais débil quando me elogiam, quando as coisas estão a caminhar sobre um mar de rosas. O elogio acaba por nos debilitar. Na situação que estamos, não me sinto desconfortável. Fui me preparando para que isso acontecesse, porque sabia que isso ia acontecer mais cedo ou mais tarde e é nestes momentos que acho que mais capacidade para olharmos nos olhos e dizermos claramente o que deve ser dito”, afirmou.

“Não sou uma pessoa que se desequilibra com facilidade, porque não é que com desequilíbrios que a gente caminha. Posso ter um temperamento mais difícil no jogo, mas depois tento ser o mais equilibrado possível para analisar o jogo. Mas creio que os jogadores têm bem claro quem têm à frente, apesar de me conhecer há pouco tempo”, concluiu.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado