Menu
Top of Mind

Fecomércio, uma instituição voltada para o futuro

Arquivo Geral

09/12/2016 8h59

Atualizada 20/12/2016 9h40

Joel Rodrigues/ Fecomércio-DF

A força que move a economia brasiliense vem do que a cidade tem de melhor: a diversidade cultural, as belezas naturais e arquitetônicas e a vocação empreendedora. Não por acaso, os setores de comércio, serviços e turismo são responsáveis hoje por 93% do PIB privado do Distrito Federal e empregam juntos mais de 1,1 milhão de pessoas. Os empresários desses segmentos são representados no DF pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), uma entidade consolidada, comprometida com o desenvolvimento econômico sustentável e com a geração de emprego e renda para a população.

Acima, o presidente Adelmir Santana. Ao lado, reunião dos associados. (Foto: Cristiano Costa / Fecomércio-DF)

Acima, o presidente Adelmir Santana. Ao lado, reunião dos associados. (Foto: Cristiano Costa / Fecomércio-DF)

“Os integrantes da Fecomércio acreditam em Brasília e lutam pelo seu desenvolvimento econômico, social e político”, destaca o presidente da instituição, Adelmir Santana. Na visão dele, o caminho para preservar a qualidade de vida dos cidadãos e o futuro da cidade passa pelo estímulo ao empreendedorismo e pelo fortalecimento do setor privado em toda a região. “A vocação brasiliense está no turismo, na economia criativa e em grandes atividades intensivas em tecnologia, responsáveis pela produção de conhecimento e riqueza de maneira limpa e sustentada”, explica Adelmir.

Como forma de contribuir para o desenvolvimento da cidade, dentro dessa visão, a Fecomércio criou em 2016 três importantes câmaras setoriais com o objetivo de reunir o empresariado e promover uma articulação eficiente entre o Estado e a iniciativa privada. Foram lançadas as Câmaras de Turismo e Hospitalidade, Tecnologia da Informação e Comunicação e Articulação de Projetos Estruturantes. O objetivo é auxiliar o governo a criar as condições necessárias para atrair grandes investidores e fortalecer o setor produtivo. Fazem parte desses grupos de trabalho representantes de bancos, universidades e empresários. Os dirigentes empresariais estão representados na Fecomércio pelas entidades sindicais patronais.

Composição

Fundada em 4 de outubro de 1970, a Federação congrega atualmente em sua estrutura 26 sindicatos filiados e dois associados, que juntos representam mais de 90 mil empresas. O Sistema Fecomércio ainda é composto no Distrito Federal pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e pelo Instituto Fecomércio. Essas instituições são presididas em Brasília pelo empresário e ex-senador Adelmir Santana. Com a atuação dessas entidades é possível oferecer educação profissional, saúde, cultura, esporte e lazer para a família comerciária e para o restante da população.

Com muita luta, a empresa ainda participa efetivamente da implantação de todos os órgãos ligados ao setor produtivo brasiliense. Por meio de um diálogo constante com representantes dos Três Poderes, foi possível criar planos de financiamento, regularizar comércios, instalar áreas de desenvolvimento, defender a micro e pequena empresa e a desburocratização do Estado.

Valorizar os empresários que têm as suas marcas lembradas como as principais de Brasília é um orgulho para Federação. A Fecomércio espera assim contribuir para transformar o Distrito Federal definitivamente em um símbolo de progresso.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado