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Top of Mind 2024

Top of Mind 2024: Tio João o dono da mesa do brasiliense

Tradição e qualidade são os pilares da empresa, que em 2024 completará 102 anos de atuação em território nacional

Redação Jornal de Brasília

14/11/2024 5h00

Atualizada 13/11/2024 20h56

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O arroz Tio João é o preferido do público em vários estados. – Foto: Divulgação

Na categoria Arroz, a vencedora foi Tio João. Para a Josapar, empresa detentora da marca, receber o Top of Mind é a constatação da identificação com o consumidor brasiliense, além de ter um significado importante em relação às estratégias de desenvolvimento e tecnologia da indústria, assim como a percepção das necessidades do cliente, confiança e consumo de produtos de qualidade.

Tradição e qualidade são os pilares da empresa, que em 2024 completará 102 anos de atuação em território nacional. Fundada em 1922, na cidade de Pelotas (RS), a Josapar, detentora também de marcas como Meu Biju, SupraSoy e Azeite Nova Oliva, é fruto da iniciativa pioneira do imigrante português Joaquim Oliveira e de seus irmãos, que tão logo chegaram ao Brasil, em 1911, já deram início à construção de sua história.

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Foto: Divulgação

Entre investimentos e expansões, foi por volta dos anos 1950, que os negócios começaram a caminhar para a projeção da liderança no mercado de arroz, como conhecemos hoje. Com a inauguração da Suprarroz, em 1973, nasceu a marca de arroz mais lembrada pelos brasileiros.

Com o objetivo de expandir a atuação para o mercado de feijões, pouco tempo depois, em 1986, nasce e consolida-se no mercado a marca Meu Biju, também reconhecida por outros alimentos como os arrozes branco e parboilizado, além do integral, o especial para risotos e o 8 grãos.  

A partir da diversificação dos negócios como estratégia de crescimento, no ano seguinte, a Josapar investiu em uma planta de adubos organominerais e lançou o Adubo Organomineral NPK Nº1, um dos mais reconhecidos e de melhor custo-benefício do mercado. Finalmente, em 1995, chega à família de produtos Josapar a linha SupraSoy, que reúne versões de alimentos à base de proteína vegetal de alto valor agregado, sem glúten e sem lactose.

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Foto: Divulgação

O arroz Tio João conta hoje com um amplo portfólio de produtos que vão desde o tradicional branco Grãos Nobres, passa pelas linhas integrais (como os diferenciados 7 cereais + soja, 7 grãos, 7 grãos + passas de uva), semiprontos, misturas para bolos e Variedades Mundiais, que reúne os arrozes de maior presença na culinária internacional.

Nos últimos anos, os investimentos foram direcionados para o posicionamento da marca perante parceiros, clientes e consumidores finais. O grupo optou por participar de feiras e eventos, nacionais e internacionais, com o objetivo de expor toda a expertise e qualidade na produção dos alimentos, assim como firmar novas e importantes parcerias.  

Com outras ações, por meio dos times de vendas, marketing, logística, produção e suprimentos, foi possível conquistar novos mercados, em pontos de vendas (PDV) onde se aproximavam dos consumidores. Por meio desta última ação, houve ampliação da visibilidade dos produtos em gôndola e envolvimento do público-alvo em iniciativas pontuais, como concursos e distribuição de brindes, com uma importante troca de experiências nos PDVs, lado a lado com o consumidor. Para a Josapar, as exigências dos consumidores são importantes para manter a credibilidade da marca e a qualidade dos produtos. 

A empresa também mede o nível de satisfação dos clientes constantemente, por meio de pesquisas e premiações recebidas ao longo do ano, pelas mais variadas entidades e associações do País, como o Top of Mind do Jornal de Brasília, o Top of Mind RS, Top of Mind Salvador, o Marcas Preferidas de Pernambuco, entre outras. 

A Josapar possui unidades industriais em Pelotas (RS), Jaboatão dos Guararapes (PE), Itaqui (RS), Tatuí (SP) e Cristalina (GO), e conta com os mais modernos processos de produção. A empresa detém a Certificação FSSC 22000, norma internacional de segurança de alimentos reconhecida pela Global Food Safety Initiative (GFSI), para as principais unidades de arroz branco e arroz parboilizado. Atualmente, os itens exportados pela Josapar estão presentes em mais de 40 países, entre América do Norte, América Latina, Oriente Médio e África.

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