O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-DF) tem desempenhado um papel fundamental na capacitação profissional do Distrito Federal desde 1967. Com uma missão clara de formar mão de obra qualificada para os setores de comércio de bens, serviços, turismo e saúde, a instituição se destaca por oferecer educação profissional de qualidade e acessível.
Mantido pelas contribuições compulsórias das empresas dos setores que atende, o Senac-DF faz parte do Sistema Fecomércio-DF, que também inclui o Sesc-DF, a Federação do Comércio do Distrito Federal e o Instituto Fecomércio.
Para o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, manter essa missão é um compromisso inegociável do Senac-DF. “Transformar vidas por meio da educação e da qualificação profissional é uma contribuição essencial para o progresso do País e para cada um de nossos alunos, que podem levar esse conhecimento para onde quer que vão”, destaca.
Com um portfólio que inclui mais de 300 cursos nas áreas de beleza, comércio, comunicação, gastronomia, moda, gestão, design, saúde, segurança e tecnologia da informação, a instituição já formou mais de 1,3 milhão de alunos. Esses cursos, que variam entre os níveis básico, técnico e tecnológico, são renovados a cada bimestre, garantindo atualizações constantes e alinhamento com as demandas do mercado de trabalho.
De acordo com o diretor regional do Senac-DF, Vitor Côrrea, a instituição tem o compromisso social de preparar as pessoas para o mundo do trabalho, com qualidade e eficiência. “Ao nos comprometermos com a formação profissional e a inclusão, nos posicionamos como uma peça importante no desenvolvimento do Distrito Federal”, afirma.
Desde 2007, o Senac-DF também se destaca no ensino superior, com a Faculdade de Tecnologia e Inovação, que oferece cursos de graduação e pós-graduação. A instituição é reconhecida como referência em Tecnologia da Informação na América Latina, e seus preços competitivos a tornam acessível para diversas classes de alunos.
Atualmente, o Senac-DF conta com sete Centros de Educação Profissional espalhados pelo DF, além de cinco polos em parceria com administrações regionais, e os polos educacionais no Pátio Brasil Shopping e no Conjunto Nacional. Inaugurada recentemente, a Casa de Chá, localizada na Praça dos Três Poderes, também funciona como um polo de aprendizagem. E a Central de Matrículas, na Rodoviária do Plano Piloto, facilita o acesso aos cursos e auxilia no esclarecimento de dúvidas.