Menu
Saúde

Seleção infanto-juvenil feminina fará quatro amistosos no RJ

Arquivo Geral

14/07/2010 15h32

A seleção brasileira infanto-juvenil feminina de vôlei disputará quatro amistosos contra a Itália. Os novos talentos do voleibol mundial estarão frente a frente nesta quinta (15), e sexta-feira (16) em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Os duelos serão realizados às 18 horas no ginásio municipal Valdir Pereira.

Na próxima semana, as equipes voltarão a se enfrentar outras duas vezes. Desta vez, nos dias 21 (quarta) e 22 (quinta) em Teresópolis. Os jogos na região serrana serão disputados no ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão, às 19h30.

A série de jogos amistosos ajudará o técnico da seleção brasileira, Antônio Rizola, a definir o grupo que disputará o Campeonato Sul Americano da categoria, entre os dias 29 de agosto a 5 de setembro, no Peru. A competição classificará os dois primeiros colocados para o Mundial da categoria, que ocorrerá entre julho e agosto de 2011 em local ainda não definido.

Estas serão as primeiras partidas da equipe com a camisa da seleção brasileira. “Estamos reduzindo bastante o grupo para chegarmos às doze jogadoras para a disputa do Sul Americano. Esses amistosos servirão para observarmos a reação dessas meninas com o uniforme da seleção em um jogo oficial,” diz Rizola.

Nomes consagrados do voleibol brasileiro começaram a brilhar para o voleibol mundial nas categorias de base. Em 1997, uma menina chamada Érika Coimbra encantou os amantes do voleibol com um ataque potente e uma impulsão privilegiada. Érika foi eleita a melhor jogadora do Campeonato Mundial Infanto Juvenil de 1997, na Tailândia, ajudando o Brasil a conquistar o inédito título. Três anos depois, a jogadora conquistaria a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sidney. Na temporada 09/10, Érika tornou-se a maior pontuadora na história da Superliga Feminina.

Em 2005, na conquista do segundo título mundial do Brasil na categoria, na China, uma atleta alta e forte ajudou o Brasil na conquista do título. Natália Pereira, hoje na seleção adulta, foi eleita a melhor atleta do torneio.

No último título mundial do Brasil em 2009, a ponteira Samara Rodrigues, atualmente na seleção juvenil, foi eleita a atleta mais completa da competição. Na final do torneio, o time nacional venceu a seleção da Sérvia, por 3 sets a 1, e terminou a competição invicto.

A categoria infanto juvenil é a primeira chance que os atletas têm em vestir a camisa dos seus países em uma competição com a chancela da Federação Internacional de Voleibol. O Brasil tem uma história de vitórias nas categorias de base do voleibol mundial.

A seleção brasileira infanto juvenil feminina é a atual campeã mundial e sul- americana. Com três títulos mundiais infanto-juvenis na bagagem (1997, 2005 e 2009), o Brasil lutará para manter a hegemonia em 2011. Na América do Sul, o Brasil tem um domínio ainda maior: são 13 títulos em 17 campeonatos sul-americanos disputados.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado