Menu
Saúde

Seleção feminina chega a Medellín nesta quarta-feira

Arquivo Geral

23/03/2010 16h26

A seleção brasileira feminina de vôlei embarca nesta quarta-feira (24) para Medellín, na Colômbia, onde disputará a IX edição dos Jogos Sul-Americanos. O time, formado por jogadoras até 23 anos, será dirigido pelo técnico Antônio Rizola. A competição será disputada no Coliseo Ser de Envigado, na região metropolitana de Medellín.

 

O Brasil está no grupo A, ao lado da Colômbia e do Uruguai. Na B, estão Argentina, Venezuela, Peru e Chile. A estreia brasileira será contra as uruguaias, na próxima quinta-feira (25), a partir das 22 horas (horário de Brasília). Na segunda rodada, as brasileiras folgarão. O time encerrará a participação na fase classificatória no sábado (27) diante da Colômbia, no mesmo horário. As semifinais serão disputadas no domingo (28) e as disputas por medalhas na segunda-feira (29).

 

O técnico Antônio Rizola formou uma equipe com jogadoras até 23 anos, baseado nas últimas seleções das categorias de base. O time conta com atletas campeãs mundiais infanto-juvenis, no ano passado, e com jogadoras que conquistaram a medalha de bronze no Campeonato Mundial Juvenil, também em 2009.

 

Apesar de o time ter sido montado para esta competição e de realizar o primeiro treino somente na véspera da estreia, o técnico Antônio Rizola está confiante.

 

“Esta equipe nunca treinou junta. Mas pretendemos representar o Brasil com muita dignidade. Queremos fazer com que a equipe, sem treino, se baseie na motivação para chegar à final e tentar conquistar o título. Vamos trabalhar em cima das experiências anteriores, já que a maioria destas jogadoras teve passagem pelas seleções de base e disputou Sul-Americanos e Mundiais. Vamos torcer para que o entrosamento seja rápido”, avaliou Rizola, que viajou para a Colômbia nesta terça-feira (22) para participar do Congresso Técnico da competição.

 

Natiele desfalca o grupo – Destaque do Macaé Sports na Superliga Feminina, a ponteira Natiele, convocada para a seleção, desfalcará a equipe. A jogadora, que conquistou a medalha de bronze no Mundial do México com a seleção juvenil, sofreu uma séria contusão no joelho e deverá ficar oito meses longe das quadras.

 

“O grupo sofreu um grande desfalque. A Natiele, pelo que vinha jogando no Macaé, seria uma de nossas principais jogadoras”, disse Rizola. Para o lugar de Natiele, o treinador convocou Gabriela, campeã mundial infanto-juvenil em 2009, que também atua pelo Macaé Sports.

 

Apesar de não conhecer os adversários do Brasil nos Jogos Sul-Americanos, o técnico Antônio Rizola aponta Venezuela, Peru e Argentina, todos no grupo B, como favoritos à medalha de ouro.

 

“O time da Venezuela foi a base da equipe que disputou as Olimpíadas de Pequim, em 2008. É um grupo experiente. A Argentina e o Peru estão se preparando há bastante tempo para esta competição”, observa Rizola, que também revelou seus artifícios para tentar obter mais informações dos rivais. “Procuro na internet, busco vídeos no You Tube, ligo para meus amigos para saber se possuem alguma informação a respeito das equipes”, contou o treinador.

 

Confira a relação de atletas convocadas para os Jogos:

 

Thays Aparecida Oliveira – Macaé Sports (RJ)
Gabriela Guimarães de Souza – Macaé Sports (RJ)
Samara Rodrigues Almeida – Macaé Sports (RJ)
Rosane de Andrade Maggioni – Macaé Sports (RJ)
Marjorie Fernanda Apolinario – Macaé Sports (RJ)
Carla Bicalho Barreto – Macaé Sports (RJ)
Ana Beatriz Silva Correa – Praia Clube/Banana Boat (MG)
Patricia Aline Bianchi – Pauta/São José (SC)
Priscila Oliveira Heldes – Mackenzie/Newton Paiva (MG)
Andressa Herminina Gelenski Picussa – Mackenzie/Newton Paiva (MG)
Juliana de Souza Nogueira – Mackenzie/Newton Paiva (MG)
Glauciele Martins Silva – Mackenzie/Newton Paiva (MG)

 

Veja agora o calendário das partidas da seleção feminina:

 

– Grupo A – Brasil, Uruguai e Colômbia
– Grupo B – Argentina, Venezuela, Peru e Chile

25 de março, Quinta-feira
17h00 – Peru x Chile
19h30 – Argentina x Venezuela
22h00 – Brasil x Uruguai

26 de março, Sexta-feira
17h00 – Argentina x Chile
19h30 – Peru x Venezuela
22h00 – Uruguai x Colômbia

27 de março, Sábado
17h00 – Venezuela x Chile
19h30 – Peru x Argentina
22h00 – Colômbia x Brasil

28 de março, Domingo
17h00 – 3º do grupo A x 3º do grupo B – disputa do quinto lugar
19h30 – 1º do grupo A x 2º do grupo B – semifinal
22h00 – 1º do grupo B x 2º do grupo A – semifinal

29 de março, Segunda-feira
19h30 – Disputa do terceiro lugar
22h00 – Final

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado