Menu
Saúde

Quando avaliar colesterol e identificar as taxas ideais?

O colesterol elevado no sangue é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, entre elas infarto e acidente vascular cerebral

Redação Jornal de Brasília

06/08/2020 14h47

Foto: Freepik

O excesso de colesterol, um dos grandes vilões da saúde, pode acumular nos vasos sanguíneos, provocando problemas graves para o cérebro e o coração. Por isso, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do problema, foi instituído para o dia 9 de agosto o Dia Nacional de Combate ao Colesterol.

Os exames de rotina ainda são a melhor forma de detectar problemas de saúde mesmo quando os sintomas ainda são silenciosos.O colesterol elevado no sangue é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, entre elas infarto e acidente vascular cerebral.

No Brasil, o “cardiômetro” da Sociedade Brasileira de Cardiologia, mostra o número de mortes por doenças cardiovasculares e, este ano, já registrou mais de 232 mil óbitos, número mais expressivo do que os relacionados à pandemia do novo coronavírus e que, em grande parte, poderiam ser evitadas.

“A maioria das doenças cardiovasculares pode ser prevenida por meio da abordagem de fatores comportamentais de risco – como o uso de tabaco, dietas não saudáveis e obesidade, falta de atividade física e uso nocivo do álcool. Além disto o diagnóstico precoce de elevações de colesterol (hiperlipidemia), hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares já estabelecidas é fundamental para que possamos tratá-los precocemente e evitar danos a saúde dos indivíduos”, pondera o médico cardiologista e diretor de Relacionamento com o Mercado do Grupo Sabin, Bruno Ganem Siqueira.

De acordo com o médico, existem dois tipos de colesterol: o bom que é o HDL, responsável por evitar a formação de placas de gordura que prejudicam a passagem do sangue, e o LDL que é o grande vilão da saúde, sendo capaz de aumentar as chances de infarto e acidente vascular cerebral.

O principais fatores responsáveis pelo aumento do colesterol são a alimentação não saudável, sedentarismo, excesso de peso e predisposições genéticas.

Para evitar o acúmulo de gordura no organismo, é fundamental adotar algumas medidas saudáveis, começando por uma dieta balanceada, que ajudará também a controlar o peso, a pressão arterial e glicemia, fatores de risco para diversas doenças. Os alimentos mais aconselhados para o consumo são carnes magras, frutas, verduras, linhaça, óleos vegetais, feijão, grão de bico e iogurte com baixo nível de gordura. Além disso, é fundamental praticar exercícios físicos e o não fumar.

Diagnóstico

Realizado com uma amostra de sangue, o exame para avaliar o colesterol é a forma simples, rápida e barata para fazer o diagnóstico de hiperlipidemia e constitui-se numa ferramenta importante nesta estratégia de prevenção e diagnóstico precoce. Está indicado em indivíduos mais jovens com 2 ou mais fatores de risco para doenças cardiovasculares ou histórico familiar de colesterol alto ou após os 30 anos com frequência que pode variar de acordo com a presença de doenças, uso de medicações e combinação de outros fatores de risco.

O LDL é considerado alto quando está acima de 130 mg/dl em pessoas com risco cardiovascular baixo e acima de 70 mg/dl naquelas de alto risco. O HDL deve ficar acima de 40 mg/dl e o Colesterol Total deve ser idealmente menor do que 190 mg/dl.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado