Menu
Saúde

Profissional de educação física fala sobre cuidados com exercícios em casa

O alerta vem após o cantor MC Gui se lesionar em atividade feita nos últimos dias

Redação Jornal de Brasília

18/05/2020 11h02

O Coronavírus vem mudando a nossa rotina, exigindo cada vez mais cuidados com a saúde. E não basta só uma alimentação saudável, é importante se exercitar também, visto que esta é uma forma de aumentar a imunidade, uma das “barreiras” contra a COVID-19. Mas, nem todo mundo procura ajuda profissional e acaba se exercitando sozinho e se expondo a lesões e fraturas, pela prática exagerada ou mesmo incorreta.

E os problemas podem ser graves. Na última terça-feira (12/05), o MC Gui foi hospitalizado com fortes dores após lesionar um músculo das costas enquanto praticava atividade física em casa. Para evitar esse tipo de situação, a academia Evolve Gymbox criou o programa personal online.

“Com o programa, o treinamento é prescrito de acordo com a rotina do aluno, observando possíveis restrições físicas, frequência semanal, tempo que o aluno possui para treinar e intensidade das atividades”, explica Vinícius Galvão, professor de musculação da academia. De acordo com ele, é possível ainda adaptar objetos para os treinos, usar, por exemplo, garrafas com água, cabos de vassoura, pacotes de arroz e feijão, como sobrecarga. Porém, a maioria dos exercícios são facilmente executados apenas com o peso corporal.

Como funciona o programa?

Segundo ele, o primeiro contato é do cliente, que solicita a academia sua prescrição online e logo em seguida o professor retorna o contato para obter informações a respeito de sua rotina durante o isolamento, frequência semanal de treino, possíveis restrições e só aí, são passadas as orientações e cuidados com a intensidade do treino nesse período, que deve ser moderada. “A cada 15 dias retornamos o contato com o aluno para obtermos um feedback em relação ao treino e fazer possíveis alterações, caso seja necessário”, acrescenta.

Cuide-se

Para o profissional se exercitar em casa e durante a quarentena é uma boa opção, mas é preciso alguns cuidados:

  • -Use roupas e se hidrate adequadamente
  • -Busque um lugar espaçoso e arejado para evitar acidentes
  • – Procure sempre um treino prescrito por um profissional de educação física
  • -Procure um serviço que ofereça esse apoio via aplicativos, videochamadas ou planilhas de treinamentos para facilitar a aprendizagem da técnica de cada exercício
  • -Comece aos poucos e aumente a intensidade progressivamente, a fim se evitar lesões nas articulações e músculos
  • -E, por último, não se distraia com a TV e com o celular

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado