Menu
Saúde

Nutricionista lista 6 dicas indispensáveis para manter a saúde de quem vai curtir o carnaval

Faltam poucos dias para o carnaval e o nutricionista Daniel Novais separou dicas com alimentos indispensáveis para quem vai curtir os dias de folia

Redação Jornal de Brasília

17/02/2020 17h25

Investir em uma alimentação saudável e equilibrada pode fazer toda a diferença para quem vai aproveitar os quatro dias de carnaval. De acordo com o nutricionista Daniel Novais, escolher corretamente os alimentos garante energia e hidratação para os dias de folia.

Daniel reforça a importância de não ficar muitas horas sem comer, já que o organismo precisa de energia para suas funções vitais. Outro quesito que não pode ser descuidado é a hidratação – importante principalmente para evitar o desconforto da ressaca. “Vale a pena intercalar álcool e água (um gole da bebida para dois de água) durante todo o tempo. Além da água, pode ser também suco, chás e isotônicos”, afirma o nutricionista.

Veja as dicas que o nutricionista separou para os dias de folia:

Consumir frutas cítricas Fontes de vitamina C

As frutas cítricas estão entre as queridinhas de quem segue uma alimentação mais saudável. Além do sabor azedinho inconfundível, elas podem ser utilizadas em diferentes preparações – como sucos, saladas e até chás. Entre as opções disponíveis, destaque para laranja, que ajuda a aumentar a imunidade por ser rica em vitamina A; a uva, que conta com antioxidante e faz bem para a saúde cardiovascular e a acerola, que fortalece os ossos e ainda é fonte de energia.

Suspender o uso de suplementos e vitaminas (interação alcoólica)

Consumidos em um mesmo momento, o álcool atrapalhará o metabolismo do suplemento – digestão, absorção e provavelmente os efeitos.
O consumo de álcool pode prejudicar decisivamente não só o desempenho esportivo, mas também a saúde, pois causa a desidratação corporal, sobrecarrega o fígado e suas funções reguladoras do metabolismo corporal, altera o estado de humor e diminui os reflexos. A prática de exercícios é beneficiada com o uso dos suplementos corretos, mas pode ser prejudicada com o consumo de álcool.

Ovo

O ovo é excelente fonte de proteína rica em cisteína, que contém glutationa, substância capaz de auxiliar o organismo a reverter o processo de intoxicação provocado pela ingestão de álcool, além de proporcionar maior saciedade ao longo do dia.

Banana
A banana é uma fruta que promete disposição ao longo do dia. Rica em fibras, vitamina C e potássio, é uma excelente opção, principalmente, para indivíduos com hipertensão.

Açaí


O açaí é uma fruta que faz sucesso e é uma boa pedida para se refrescar num dia quente de carnaval. A fruta proporciona sensação de saciedade, tem função antioxidante e possui ômega 6 e 9.

Suco de fruta com gengibre

O suco natural com gengibre ajuda a desintoxicar o corpo pela manhã, em jejum. A combinação serve para recuperar as energias de quem exagerou no consumo de álcool ou de comidas gordurosas. A bebida também ajuda a recuperar as energias de quem fez muito esforço físico. O nutricionista sugere dar preferência para as frutas ricas em carotenoides, como melancia, goiaba e mamão. Outras frutas como manga, pêssego, abacaxi, maracujá e melão são ricos em potássio e em vitamina C, essenciais para um reforço muscular. O grupo também ajuda a desintoxicar o fígado, afastando a ressaca.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado