Menu
Saúde

Máscaras caseiras precisam de pelo menos 2 camadas de tecido; assista testes

Infectologistas apontam a importância da máscara para conter a contaminação do vírus inclusive por pessoas assintomáticas

Redação Jornal de Brasília

24/07/2020 10h51

Um estudo realizado na Austrália provou, na prática, a importância do uso das máscaras de tecido como forma de conter a dispersão de gotículas emitidas durante a fala, tosse ou espirro. A pesquisa aponta ainda que é importante que o material de proteção tenha, ao menos, duas camadas. Os resultados foram divulgados nessa quinta-feira (23). 

Os infectologistas apontam a importância da máscara para conter a contaminação do vírus inclusive por pessoas assintomáticas.

Vídeo

No vídeo abaixo é possível ver a emissão de gotículas por uma pessoa sem máscara (quadro superior esquerdo), com máscara de pano (quadro superior direito), com máscara de duas camada ( quadro inferior esquerdo) e com máscaras cirúrgica de três camadas (quadro inferior direito).

 

 

Conclusão

  • Máscaras de pano reduzem a propagação de gotículas, mesmo com uma só camada
  • Máscaras de pano com duas camadas reduzem ainda mais a emissão de gotículas
  • Máscaras de uma camada são melhores do que nenhuma cobertura no rosto

Para a realização dos testes, os pesquisadores utilizaram máscaras feitas com tecido de algodão de camisetas. A máscara de duas camadas foi feita de acordo com as recomendações do Centro de Controle de Doenças (CDC), dos Estados Unidos.  Já a  máscara cirúrgica é da Bao Thach e possui três camadas.

Como fazer máscaras de pano

O Ministério da Saúde divulgou em abril um tutorial sobre como fazer máscaras de pano, sejam elas caseiras ou industriais. Com informações do Portal G1.

Para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir as seguintes especificações, de acordo com o Ministério da Saúde:

  • Ter pelo menos duas camadas de pano
  • Ser individual
  • Serem feitas com algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos
  • Devem ser bem higienizadas (o ministério indica água e sabão ou água sanitária na lavagem após o uso)
  • Serem feitas nas medidas corretas: cobrindo totalmente a boca e nariz e serem bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado