Menu
Saúde

H1N1 causa primeira morte no DF este ano; vítima tinha 83 anos

Willian Matos

10/05/2019 22h56

H1N1

Foto: Reprodução

Uma idosa de 83 anos, moradora do DF, é a primeira vítima fatal do vírus Influenza A (H1N1) em 2019. A informação é confirmada pela Secretaria de Saúde. A morte aconteceu no último dia 30 e saiu no boletim epidemiológico da Secretaria.

A senhora teria contraído o vírus no Rio de Janeiro, estado para o qual viajou no mês passado. Ao voltar, ela sentiu febre e resfriado, foi internada no dia 28 de abril e ficou na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Home por 26 horas, mas não resistiu. No atestado de óbito, a causa da morte foi síndrome respiratória aguda, sepse pulmonar e leucemia.

Quadro e cuidados

São 11 os casos de pessoas que contraíram o vírus H1N1 no Distrito Federal.
Em 2018, no mesmo período, eram 38 confirmações e uma morte. A Campanha Nacional de Vacina contra a Influenza, que deve ocorrer até o dia 31 de maio, pretende imunizar 58,6 milhões de pessoas em todo o país, incluindo gestantes e crianças. A iniciativa é do Ministério da Saúde.

Ainda de acordo com o ministério, alguns cuidados podem e devem ser tomados. Lavar as mãos com frequência, cobrir o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, usar lenço para higiene nasal, evitar tocar as mucosas dos olhos, nariz e boca, manter os ambientes ventilados, balancear a alimentação e ingerir muita água são alguns deles.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado