Menu
Saúde

Entenda os sintomas da endometriose

Arquivo Geral

28/03/2019 10h40

Você sabe quais são os sintomas da endometriose? Mais de 6,5 milhões de brasileiras sofrem com os sintomas da doença, e a estimativa é de que uma 1 em cada 10 mulheres em idade fértil seja acometida. A endometriose é pouco conhecida, muitas vezes negligenciada pelos profissionais e demora a ser diagnosticada.

Segundo a ginecologista Jordanna Diniz, do Centro de Medicina Fetal – Cemefe, os sintomas são: dores muitas vezes incapacitantes, como cólicas fortes e progressivas (que pioram ao longo do tempo), dores durante a relação sexual, desconforto ao evacuar e urinar e até mesmo dores na região lombar e nas coxas.

“Se o tratamento não for feito de forma adequada pode levar a obstrução intestinal, se houver comprometimento extenso do intestino, e a perda das funções renais, caso a bexiga e os ureteres sejam prejudicados. A endometriose pode levar inclusive à infertilidade”, explica a médica. “Muitas mulheres que têm a doença encontram dificuldade para engravidar devido a alterações na anatomia da pelve e sistema reprodutor causada por processos aderências e inflamatórios crônicos causados pela doença” alerta.

A ginecologista ressalta que para diagnosticar a doença é preciso fazer um exame mais detalhado, como ressonância magnética de pelve ou ecografia transvaginal com preparo intestinal.

A médica explica que existem duas formas de tratamento. “A paciente pode fazer tratamento clínico ou mesmo cirurgia para retirar os focos da doença e assim melhorar sua qualidade de vida e as chances de engravidar. O importante é o diagnóstico precoce, com foco nas adolescentes, para que seja possível rastrear a doença nos estágios iniciais e evitar seu avanço, prejuízo a órgãos vitais e instalação da infertilidade”, finaliza a ginecologista.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado