Menu
Saúde

Dia nacional de Combate ao Colesterol

Nutricionista dá dicas para ajudar no controle do colesterol elevado no corpo

Redação Jornal de Brasília

04/08/2020 15h07

Em 08 de agosto é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. Cientificamente denominado de hipercolesterolemia, o colesterol é um tipo de gordura essencial para o funcionamento do corpo humano, no entanto, quando está alto, pode provocar a obstrução de vasos sanguíneos, aumentando o risco para diversos males e doenças como infartos, isquemia cerebral entre outros.

De acordo com o nutricionista Daniel Novais, o colesterol desempenha muitas funções essenciais para a boa saúde. Apesar de ser um tipo de gordura encontrada naturalmente no corpo humano, uma porção menor vem da alimentação.

“Quando está equilibrado,  o colesterol não é um vilão, ele tem propriedades importantes na produção de hormônios, metabolização de vitaminas, produção da bile entre outras funções”,  declara.

Existem dois tipos de colesterol presentes na corrente sanguínea. O LDL, conhecido como “ruim” e o HDL, que protege o coração de doenças e, por isso, é considerado “bom”. O colesterol ruim está presente principalmente em alimentos de origem animal, como salsicha, linguiça, mortadela, carne vermelha, sorvete, entre outros.

“Pequenas mudanças nos hábitos alimentares e a prática de atividades físicas já são suficientes para que a maioria das pessoas consiga manter as taxas de colesterol regulares”, explica o nutricionista.

O colesterol é uma doença silenciosa e na maioria das vezes quem está com o nível elevado não apresenta sintomas, por isso é fundamental consultar anualmente o médico para o conferir as taxas. Não existe cura para o colesterol alto, o paciente deve promover uma mudança de hábitos permanentes  para que as taxas do colesterol ruim não voltem a subir.

 

Confira algumas dicas elaboradas pelo nutricionista para ajudar no controle do colesterol elevado no corpo:

  • O consumo de alimentos como linguiça, salsicha, mortadela, salame, presunto, bacon e carnes de porco, além das frituras em geral, deve ser reduzido para uma vez por semana ou menos.
  • Uma alimentação balanceada é essencial. Opte por ingerir carne vermelha entre uma a duas vezes por semana e, nos outros dias, substitua por carne branca e peixes.
  • É recomendável incluir verduras e legumes nas refeições, sempre em bastante quantidade. Eles ajudam no controle do colesterol.
  • A prática, diária de exercícios,  como uma caminhada de pelo menos 30 minutos, tem efeitos benéficos para o controle do colesterol e auxilia no controle do peso.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado