Menu
Saúde

Dia Mundial do Diabetes: doença pode causar problemas bucais

“O agravamento da doença bucal, por sua vez, altera o metabolismo da glicose, dificultando assim o controle glicêmico”, explica dentista

Redação Jornal de Brasília

12/11/2020 17h23

O Dia Mundial do Diabetes chama atenção para as complicações da doença, como a predisposição a desenvolver problemas bucais. O paciente diabético deve ser acompanhado periodicamente por um dentista para evitar quadros mais graves.

“A alta concentração de açúcar no sangue facilita a colonização de bactérias devido a diminuição da função neutrofílica (defesa do organismo). Esse cenário, associado à redução do fluxo salivar, comum nesses pacientes, pode ocasionar inflamação na gengiva e aumento no número de cáries. O mau controle do diabetes aumenta em até 3 vezes o risco de evolução da periodontite, inflamação crônica nos tecidos, ligamentos e ossos que rodeiam os dentes. Caso não seja tratada, pode prejudicar gravemente essas estruturas e levar à perda dos dentes”, explica a estomatologista e docente do curso de Odontologia do Uniceplac, Claudia Baiseredo.

De acordo com a profissional, as doenças influenciam uma à outra. “O diabetes influencia na instalação e progressão da periodontite, ocasionada pela dificuldade de cicatrização. O agravamento da doença bucal, por sua vez, altera o metabolismo da glicose, dificultando assim o controle glicêmico”, explica.

A estomatologista alerta que a prevenção é sempre a melhor opção para pacientes sistemicamente comprometidos. “É indicado o acompanhamento odontológico a cada 6 meses, que deve ser feito em conjunto com o médico e o nutricionista. O paciente deve comunicar ao dentista sua condição sistêmica, pois possui particularidades e necessita de protocolo individualizado. Dessa forma, a qualidade e segurança no atendimento são garantidas, como, por exemplo, consultas curtas, pela manhã, com aferição de glicemia periférica, assim como outros cuidados no atendimento”, finaliza Claudia.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado