Menu
Saúde

Dia Mundial do Combate ao Glaucoma

Arquivo Geral

19/05/2016 11h20

No dia 26 de maio comemora-se o Dia Nacional do Combate ao Glaucoma. Principal causa de cegueira irreversível no mundo, a doença oftalmológica, segundo dados da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, afeta mais de 900 mil brasileiros, podendo este número ser ainda maior, considerando a falta de controle público da doença. Em homenagem à data, o Grupo INOB levará o projeto Olho Vivo à população. Na sexta 20, a ação acontecerá no Gama Shopping (das 10 horas às 16 horas) e, na quarta 25, no Terraço Shopping (das 10 horas às 16 horas). Na ocasião, as equipes dos hospitais HOG e INOB, que compõem o Grupo INOB, realizarão medição de pressão ocular e prestarão informação sobre o glaucoma, bem como outras doenças. 

Inspirado no movimento mundial ‘’Visão 2020: O Direito de Ver’’, que tem como objetivo diminuir os índices de cegueira até 2020, o Grupo INOB desenvolveu o Programa Olho Vivo, que consiste na realização de ações gratuitas em ambientes comunitários, corporativos, órgãos públicos e empresas para incentivar a prevenção de doenças oculares e os cuidados apropriados com a visão.

Sobre o Glaucoma

O Glaucoma é uma doença que destrói as células da retina e do nervo óptico. Ter a pressão intraocular elevada é um fator de risco para a doença, o que não significa que todos aqueles que apresentarem pressão intraocular alta vão desenvolver glaucoma. Se não for tratado, o Glaucoma pode levar ao dano permanente da retina, diminuindo o campo visual e podendo chegar à visão subnormal ou, até mesmo, à cegueira.

Em princípio, o Glaucoma pode surgir em qualquer pessoa, ou seja, não existem grupos de risco. Mas as estatísticas demonstram que alguns grupos têm maior tendência a desenvolver a doença: pessoas de pele negra ou afrodescendentes, diabéticos, hipertensos, míopes e usuários há muito tempo de determinadas medicações, como corticoides, por exemplo, também . Se já houve algum caso de glaucoma na família, a atenção deve ser redobrada.

Segundo o doutor Daniel Moon Lee, sócio-diretor do Grupo INOB e especialista em oftalmologia geral, Catarata, Córnea e Glaucoma (Clínica e Cirúrgica), os sintomas da doença só podem ser percebidos quando o Glaucoma encontra-se em estágio avançado. Nesta situação acontece estreitamento do campo visual e perda progressiva da visão. Também há casos agudos em que a visão fica borrada e com halos coloridos ao redor da luz, há forte dor ocular, náuseas, vômitos e cefaléia.

 “Embora não haja meios de se prevenir do Glaucoma, é possível a detecção da doença bem no início. Daí a importância das visitas periódicas ao oftalmologista”, explica o médico.  Não há cura, mas o acompanhamento médico pode ajudar a manter o glaucoma sob controle. O tratamento é realizado com o uso de medicações para baixar a pressão intraocular e, em alguns casos, a cirurgia a laser pode ser indicada.

 

SERVIÇO

OLHO VIVO 1-GLAUCOMA

Gama Shopping (das 10 horas às 16 horas)

OLHO VIVO 2- GLAUCOMA

Terraço Shopping (das 10 horas às 16 horas)

 

 

Grupo INOB

INOB Brasília

SHLS 716 Centro Clínico Sul Torre II – Térreo | (61) 3298-6060

HOG

Quadra 1 Conjunto G Lote 1 – Setor Sul | (61) 3298-6061

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado