Menu
Saúde

Dia Mundial da Psoríase: como a pandemia pode agravar o quadro

Dermatologista especialista em psoríase alerta para os efeitos negativos do isolamento social no controle da doença

Redação Jornal de Brasília

30/10/2020 10h48

Depois da gravidade indiscutível da pandemia de coronavírus no mundo todo, o isolamento social com certeza foi o fator mais assustador e difícil de ser enfrentado nos últimos meses. Não é novidade que ele aumentou as angústias e agravou problemas psicológicos e psiquiátricos ao longo de todo o globo, mas além disso, ele reverberou também em doenças crônicas como a psoríase, lembrada mundialmente no dia de hoje, 29 de outubro.

Ainda com causa desconhecida, acredita-se que a psoríase está ligada a uma mutação da célula T (presente no sistema imunológico e responsável pelo combate a vírus e bactérias), na qual ela erroneamente ataca células saudáveis da pele. “As crises, caracterizadas na sua forma cutânea em sua maioria por lesões vermelhas, espessas e com escamas brancas, podem ser desencadeadas por diversos fatores, como infecções, tabagismo, medicações, fatores endócrinos e imunológicos, e, muitas vezes, fatores emocionais”, explica o médico Luiz Alberto Bomjardim Pôrto, dermatologista membro da plataforma Doctoralia (http://www.doctoralia.com.br/luiz-alberto-porto/dermatologista/belo-horizonte).

Segundo o especialista, a relação entre agravamento do quadro da doença e os reflexos da Covid-19, como a solidão, a ansiedade e até mesmo a perda, é real. “Há relatos de pessoas que abriram o quadro de psoríase após o impacto psicológico da morte de um parente por Covid-19, por exemplo”.

Dr. Luiz Pôrto informa que um fator importante para controlar essas crises e diminuir os danos em um momento já tão difícil para todos é a constância do tratamento. Ainda não há cura para a psoríase, mas com o tratamento adequado e levado a sério, é possível viver com poucos sintomas ou até sem qualquer sinal da doença por muito tempo. Para casos leves, com pouco comprometimento da qualidade de vida, o uso de medicamentos tópicos com produtos anti-inflamatórios e hidratantes pode ser suficiente. Já em casos moderados a graves, que podem comprometer articulações e apresentar feridas mais severas, é necessário o tratamento sistêmico, por meio de fototerapia, medicamentos imunossupressores, retinóides orais e imunobiológicos.

A exposição solar, inclusive, é grande aliada dos pacientes em crise, mas por conta do isolamento pode ter sido negligenciada. “Muitas pessoas deixaram de tomar suas doses diárias de sol por medo de saírem de casa, principalmente no início. O ideal é que busquem alguns minutinhos de radiação solar por dia, nem que seja pela janela”, orienta Pôrto.

Ainda não se sabe se pessoas com psoríase têm alguma desvantagem em relação à Covid-19, mas é algo que vem sendo estudado. “É de suma importância que pacientes informem seus dermatologistas em caso de infecção por coronavírus para que haja uma reavaliação do quadro clínico. Assim, conseguimos mais informações sobre a convergência dessas duas doenças e aperfeiçoamos o tratamento de maneira cada vez mais eficaz”, finaliza o dermatologista Luiz Pôrto.

Sobre a Doctoralia

Doctoralia é uma empresa do Grupo DocPlanner, presente em 15 países, responsável por atender 30 milhões de pacientes e processar mais de 3 milhões de agendamentos de consultas por mês. Atualmente, possui mais de 2 milhões de profissionais de saúde em sua base, com um total de 3 milhões de avaliações de pacientes. A companhia foi fundada em 2012 na Polônia e agora possui uma equipe de mais de 1.300 funcionários nos escritórios de Varsóvia, Barcelona, Istambul, Roma, Bolonha, Cidade do México e Curitiba.

Com a missão global de tornar a experiência em saúde mais humana, fornece sem custo agendamentos e avaliações de consultas médicas através de seu marketplace. Por meio da telemedicina, promove a realização de consultas online e prescrição eletrônica de medicamentos. Além disso, oferece aos médicos e clínicas uma ferramenta SaaS (Software as a Service) usada para otimizar a gestão e o fluxo de pacientes. Todos os profissionais recebem suporte da equipe de assessores responsável por guiá-los na transformação digital de suas práticas.

Por meio da marca TuoTempo, a empresa oferece um CRM com um conjunto mais sofisticado de produtos de otimização para grandes instituições de saúde, como hospitais e clínicas de grande porte. Já o Doctoralia Lab é o marketplace para agendamento de exames que visa oferecer uma assistência de saúde completa aos pacientes dando continuidade ao atendimento médico.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado