Menu
Saúde

Dengue pode fornecer certo nível de imunidade contra a covid-19

Segundo o cientista, os locais que apresentaram taxas baixas de infecção pelo vírus foram os mesmo que sofreram surtos de dengue entre os dois últimos anos

Aline Rocha

22/09/2020 17h20

Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Um estudo liderado pelo cientista brasileiro e professor da Duke University, nos Estados Unidos, Miguel Nicolelis, indica que a exposição à dengue pode fornecer um certo nível de imunidade contra o novo coronavírus. Publicada na plataforma medRxiv, ainda sem revisão de pares, a pesquisa comparou a distribuição geográfica dos casos de covid-19 com a disseminação da dengue no Brasil em 2019 e 2020.

Segundo o cientista, as localidades que apresentaram taxas baixas de infecção pelo vírus e o crescimento mais lento de casos foram os mesmo que sofreram surtos de dengue entre os dois últimos anos. “Esta descoberta surpreendente levanta a possibilidade intrigante de uma reatividade imunológica cruzada entre os sorotipos de Flavivirus da dengue e o SARS-CoV-2”, afirma o estudo.

“Se comprovada como correta, essa hipótese pode significar que a infecção por dengue ou a imunização com uma vacina eficaz e segura contra a dengue poderia produzir algum nível de proteção imunológica” contra a covid-19. De acordo com Nicolelis falou para a Reuters, os resultados são particularmente interessantes porque estudos anteriores mostraram que pessoas com anticorpos da dengue no sangue podem apresentar resultados falsamente positivos para anticorpos de covid-19, mesmo que nunca tenham sido infectadas pelo coronavírus.

“Isso indica que há uma interação imunológica entre dois vírus que ninguém poderia esperar, porque os dois vírus são de famílias completamente diferentes”, disse Nicolelis, acrescentando que mais estudos são necessários para comprovar a conexão. O Brasil é o terceiro país do mundo com mais infecções pelo novo coronavírus, com mais de 4,4 milhões de casos, estando atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado