Menu
Saúde

Deficientes visuais participam de campeonato de xadrez e dominó

Arquivo Geral

23/11/2018 12h00

O Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais (CEEDV), em parceria com o Visão Hospital de Olhos, promove no dia 24 de novembro, das 9h às 16h, um campeonato especial de xadrez e dominó para pessoas com deficiência visual.

Os competidores serão divididos em grupos e os jogos acontecem simultaneamente. Serão realizadas três fases, sendo que os ganhadores de cada grupo competem entre si para disputar o primeiro, o segundo e o terceiro lugar.

Jogos adaptados

Para quem se pergunta como uma pessoa cega consegue jogar xadrez e dominó, a resposta é fácil. Os jogos são adaptados, contendo texturas que possibilitam ao deficiente visual identificar cores e números.

“No jogo de xadrez, por exemplo, as cores do tabuleiro são diferenciadas por relevo, ou seja, a casa branca é mais baixa e lisa e a preta mais alta e áspera. Assim, os deficientes visuais conseguem, pelo tato, identificar as casas. Além disso, todas as casas têm um furo para encaixar a peça. Outra adaptação é nas peças. As pretas têm relevo na parte de cima e as brancas são lisas. Isso ajuda o jogador a identificar qual é a peça dele”, explica Thelma Gonsalves, gerente executiva do Visão Hospital de Olhos.

Já o dominó é aquele convencional mesmo. Isso porque, na maioria dos jogos, as bolinhas que representam os números são em forma de buraquinhos ou em alto relevo, permitindo ao deficiente visual saber qual peça jogar.

SERVIÇO

Data: 24 de novembro

Horário: 9h às 16h

Local: Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais – 612 Sul

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado