Menu
Saúde

Coronavírus: saiba como evitar contaminação em casa e com entregas

De acordo com infectologista, não existe isolamento absoluto; pessoas acabam interagindo quando vão pegar elevador, ou buscar encomenda

Redação Jornal de Brasília

25/05/2020 8h45

Ficar em casa não é o suficiente para evitar a contaminação do novo coronavírus. Além das medidas de isolamento, é necessário manter a prevenção a todo instante, com utilização de máscaras, quando sair para pegar alguma encomenda, e higiene frequente das mãos.

A atriz Claudia Raia foi uma das pessoas a relatar o fato: “Nós ‘coronamos’ em casa. Uma loucura. Desci para buscar uma comida e acho que foi no elevador”, afirmou em entrevista à Harper’s Bazaar.

De acordo com o infectologista Luis Fernando Waib, da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia), não existe isolamento absoluto, pois as pessoas acabam interagindo quando vão, por exemplo, pegar o elevador, ou buscar uma encomenda.

Para evitar esse tipo de contaminação as pessoas devem ficar atentas e utilizar máscaras quando for receber encomendas, não levar as mãos ao rosto e lavá-las assim que chegar em casa. É necessário tirar os alimentos da embalagem, colocar em um recipiente da própria casa e lavar as mãos antes de comer.

Verduras, frutas e legumes devem ser higienizados rotineiramente, independente da pandemia. Por fim, de acordo com o infectologista, alimentos que venham embalados e bananas não precisam ser higienizados, a recomendação é apenas de lavar as mãos antes de comer.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado