No primeiro dia de desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, três escolas atravessaram a Marquês de Sapucaí com pinta de campeãs: Mangueira, Viradouro e a atual campeã Vila Isabel. Também desfilaram Estácio de Sá, Império Serrano e Mocidade.
A Estácio de Sá foi a primeira escola a desfilar. Vinte anos depois, a escola trouxe de volta o enredo O Tititi do Sapoti, defendido em 1987 pela mesma agremiação. Com animação e refrão na boca do público, a escola empolgou. O destaque foi a bateria, que sambou e fez coreografias ousadas , mas a Estácio estava muito grande e teve problemas em harmonia em sua volta ao grupo Especial.
A Império Serrano veio logo depois com o enredo Ser Diferente é Normal. A escola teve problemas com um carro alegórico, que quase não conseguiu entrar na avenida. Algumas alas tiveram que passar na frente do carro e a evolução da escola ficou prejudicada. A rainha da bateria da escola, a atriz Quitéria Chagas (a Dorinha de Páginas da Vida) chamou a atenção com um ipod pendurado em sua fantasia.
A Mangueira foi a primeira escola a sair da avenida sob os gritos de campeã. A verde e rosa cantou a língua portuguesa em seu desfile, que tinha como enredo Minha Pátria é Minha Língua. Mangueira meu Grande Amor – meu samba vai ao lácio e colhe a última flor. Os carros gigantescos e com acabamento impecável chamaram a atenção no desfile. Preta Gil, que estava à frente da bateria, levantou a arquibancada. O toque triste ficou pela ausência da cantora Beth Carvalho, que foi à Sapucaí, mas foi barrada.
Ainda emocionada com a Mangueira, a Sapucaí recebeu outra favorita ao título. A Viradouro passou na avenida com o enredo A Viradouro Vira o Jogo e chamou a atenção pela garra de seus componentes. Uma das inovações apresentadas pela escola foi o carro que levava a bateria, representando um tabuleiro de xadrez. Quase todas as alegorias da escola eram humanas. Mesmo depois de o samba parar de ser tocado, a última arquibancada da Sapucaí continuava a cantar.
A Mocidade Independente de Padre Miguel foi a penúltima escola a desfilar. Com o enredo O Futuro do Pretérito, uma História feita à Mão, a escola não empolgou o público, mas fez um desfile sem erros, o chamado desfile técnico que muitas vezes agrada aos jurados. A maior surpresa ficou por conta de um carro alegórico que representava a Biblía. Das páginas do livro, saia um Adão.
Fechando o primeiro dia de desfiles, a Vila Isabel mostrou que tem fôlego para ser bicampeã neste ano com o enredo Metamorfoses: do Reino Natural à Corte Popular do Carnaval, as Transformações da Vida. O problema apresentado pela escola foram as fantasias, muitas pesadas e quente demais. Muitos integrantes passaram durante o desfile. A fantasia da comissão de frente, que representava macacos, fez quatro integrantes passarem mal. Mesmo assim, a agremiação conseguiu apresentar poucos buracos e problemas pequenos em harmonia e evolução.