As mulheres que bebem dois copos de vinho por dia reduzem consideravelmente o risco de contrair câncer nos ovários, afirmam cientistas australianos que fizeram pesquisa a respeito. O estudo, com um grupo de 500 mulheres, foi realizado por cientistas do Instituto de Investigações Médicas de Queensland (nordeste da Austrália) e demonstrou que o consumo de bebidas alcoólicas reduz levemente o risco de câncer de ovários, mas que o vinho é muito mais eficaz.
Uma das cientistas participantes da pesquisa, Penny Webb, disse que um consumo moderado, de aproximadamente dois copos de vinho por dia, parece reduzir o risco de câncer de ovários em 50% em comparação às mulheres que não consomem esse produto. Adiantou que o vinho tinto parece ter um efeito mais positivo do que o vinho branco.
Segundo a pesquisa, publicada no número de abril da revista especializada Cancer Epidemiology Biomarkers and Prevention, os efeitos do álcool sobre os hormônios femininos podem explicar estes resultados. Os antioxidantes contidos no vinho podem também ser uma das explicações, segundo Penny Webb.