Menu
Promoções

Teatro de bonecos ocupa a Esplanada no fim de semana

Arquivo Geral

21/01/2010 0h00

Bonecos feitos de pano, madeira e até de materiais reciclados, vindos Pernambuco, da Paraíba, do Distrito Federal, da China, do Uruguai e de muitos outros lugares vão encher a 2ª Festa de Mamulengos do Brasil, que acontece de amanhã a domingo no Complexo Cultural da República. O evento contará com apresentações mestres mamulengueiros e brincantes, espetáculos teatrais, exposições e oficinas, além de um seminário para discutir um plano de salvaguarda deste tipo e arte.


Nos três dia, entre 9h e 19h, se apresentam artistas de várias regiões do país, especialmente do nordeste. Foi nesta região que surgiu a arte dos mamulengos, um tipo de fantoche manipulado e dublado por um mestre mamulengueiro. “É um trabalho de tradição, passado de pai para filho. É a expressão de cada artista dentro de sua comunidade por isso neste trabalho está a inquietação e os sonhos de cada mestre”, explica o coordenador geral do evento, Ricardo Moreira. 


Haverá exposição de bonecos de todo o mundo, com exemplares da China, Irã, Oceania, entre outros, e também de exemplares de vários estilos nordestinos. Estarão expostas ainda as fotografias do Festival Internacional de Bonecos de Brasília, feitas pela fotógrafa Raíssa Coe e o trabalho da bonequeira Neide Aparecida. Moradora de Águas Lindas, ela produz brinquedos com materias alternativos e recicláveis.


O presidente da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos, Renato Perré fará uma palestra sobre o registro do teatro de mamulengos como patrimônio histórico nacional e da Unesco e haverão debates para criar um plano de ação para preservar este tipo de teatro. As palestras e discussões acontecerão na sexta durante o dia todo e no sábado pela manhã.


 


Serviço: 2ª Festa dos Mamulengos do Brasil – Apresentações teatrais, oficinas, exposições e seminário sobre o teatro de bonecos. De sexta a domingo, das 9h ás 19h, no Complexo Cultural da República (Museu da república e Esplanada dos Ministérios, próximo á rodoviária). Entrada franca. Classificação livre.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado