Parece até coisa de novela. E é. Só mesmo em folhetim para uma mulher demorar a reconhecer uma antiga e mais do que íntima paixão. Preta (Taís Araújo) até desconfiava. Paco (Reynaldo Gianecchini) sempre deu várias pistas inutilmente. Mas a verdade só vai vir à tona agora em Da cor do Pecado: a linda maranhense vai, finalmente, descobrirá que Apolo, na verdade, é seu amado Paco.
“Já era hora, não é?”, comenta a atriz. “Ela vai descobrir que Apolo é Paco depois que ele fala de uma promessa que fez no Maranhão de um dia voltar para ela”.
Preta entende, mas não aceita o fato de Paco se aproximar de Bárbara (Giovanna Antonelli). A intenção dele, como o personagem já chegou a comentar com Germana (Aracy Balabanian), é levar, aos poucos, a vilã à loucura. Ele chega a enviar um telegrama avisando que seu ex está voltando.
O problema é que Preta não aceita os motivos de Apolo. A raiva vai permanecer e até a mocinha terminar nos braços de seu grande amor, muitas lágrimas vão rolar. Paco apela até para Helinho (Matheus Nachtergaele), para que Preta entenda suas boas intenções ao se aproximar de Bárbara. “Eu não tenho noção de como esta situação entre eles vai ser resolvida”, jura, contudo, a atriz.
Com essa confusão toda, até o menino Raí (Sérgio Malheiros) vai tratar mal Paco. O filho de Preta chega a expulsar o próprio pai de casa. Natural. Apesar de ser uma criança esperta e com inteligência acima da média, ele não tem a obrigação de saber o que realmente se passa na mirabolante história desses gêmeos.
A menos de um mês do fim da trama, Taís Araújo faz um balanço de sua primeira novela como protagonista na TV Globo. “Estou muito feliz com o resultado”, comemora. “Desde que eu li a sinopse, sabia que iria ser um sucesso, mas não esperava tanto”.
Ela cita o autor João Emanuel Carneiro, segundo o qual esta novela é um trabalho do qual “todo mundo iria se lembrar durante um bom tempo”. Vale um desconto pelo exagero. Pelo argumento absurdo dos gêmeos e o caráter bufão do núcleo cômico, Da Cor do Pecado não é lá essas coisas.
Depois que terminarem as gravações, a atriz só quer saber de uma coisa: descansar. Ela embarca para Nova York, a convite do Vídeo Show.