Existe a fonte da juventude? No longa A Fonte da Vida, o personagem Tomas Creo (de Hugh Jackman, o Wolverine da trilogia X-Men), um colonizador do continente americano no século XVI, encontra a tal fonte e ganha vida eterna.
O filme, que estréia nesta sexta-feira nos cinemas, acompanha o protagonista por um período de mil anos. Na primeira fase do filme, Tomas é um conquistador espanhol – em missão na América recém-descoberta – que, a serviço de sua rainha Isabel (papel da ganhadora do Oscar Rachel Weisz), procura pela Árvore da Vida, que concederia a vida eterna a quem bebesse de sua água.
O segundo momento do filme mostra o personagem como um cientista nos dias de hoje, lutando para encontrar uma cura para um tumor no cérebro de sua amada Izzi Creo (ainda Weisz).
Por fim, na terceira parte do filme, que se passa no século 26, Jackman é um astronauta nos confins do universo, em uma viagem existencialista.
O filme é dirigido pelo elogiado diretor Darren Aronofsky, o mesmo de Réquiem para um Sonho. Originalmente, Brad Pitt e Cate Blanchett estavam escalados para viver o casal de protagonistas e a produção custaria US$ 75 milhões, mas "diferenças criativas" entre Pitt e Aronofsky acabaram suspendendo o projeto, que foi reativado com Jackman e Weisz e menos de metade de seu orçamento original: US$ 35 milhões.
Para economizar nos custos da produção, foram utilizados menos animações gráficas e mais efeitos especiais analógicos, que, segundo o diretor, contribuem para a aparência mais orgânica do filme.