A artrose e os outros tipos de reumatismo têm um forte componente genético em seu desenvolvimento. Entre as formas de retardar o desenvolvimento dessas doenças, a diminuição do peso é uma das mais importantes. “Quanto mais peso a pessoa tiver, mais sobrecarrega as articulações e maior é o risco de agravar a lesão”, afirma Neidil.
A prática de atividades físicas é vista como uma importante forma de tratamento. São indicados os exercícios praticados na água, como hidroginástica, e caminhadas leves. Devem-se evitar os exercícios de impacto sobre as articulações, como corridas, halterofilismo, musculação e futebol.
A correção da postura, o acompanhamento fisioterápico e o uso de sapatos mais confortáveis também são indicados. Em relação às mãos, é necessário evitar as atividades repetitivas e manter a postura adequada ao digitar. “É bom evitar atividades prolongadas no computador, buscando sempre intervalos freqüentes e o alongamento das mãos”, observa Neidil.
Outras dicas para não ter problemas de articulação nas mãos são adotar o uso de canetas mais grossas e não ficar muito tempo seguido em atividades artesanais como o tricô e o crochê. É preciso fazer intervalos regulares em curtos espaços de tempo para depois recomeçar. O esforço repetitivo e intenso pode prejudicar a articulação do punho.
Dados das sociedades de Geriatria e de Reumatologia estimam que o reumatismo atinja cerca de 20% da população acima de 40 anos. Acredita-se que todas as pessoas que chegarem aos 90 anos de idade terão algum grau de comprometimento osteoarticular, mas não necessariamente apresentarão os sintomas da doença.