O arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, de 99 anos, não compareceu a uma mesa-redonda programada para terça-feira na XIII Bienal do Livro do Rio de Janeiro, devido a problemas de saúde, informaram seus familiares.
“Infelizmente, por motivos de saúde, sinto não poder participar da mesa-redonda organizada para esta Bienal do Livro. A vida é mais importante que a arquitetura”, disse Niemeyer em comunicado de desculpas lido por seu neto Caíque Niemeyer.
O lendário arquiteto e ícone internacional por mais de meio século, com obras em dezenas de países, segue em atividade e dirigindo projetos, apesar de sua avançada idade.
Niemeyer foi aconselhado por seu médico a evitar “as grandes emoções”, após sofrer uma indisposição, disse sua assessoria de imprensa.
Na programação de hoje da Bienal estava prevista a presença do arquiteto em um debate com o mexicano Ricardo Legorreta. Além disso, assinaria o livro Oscar Niemeyer – Uma Arquitetura da Sedução, do crítico André Corrêa do Lago.