A sala Villa Lobos, no Teatro Nacional, ficou lotada para a abertura do 39º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Depois das palavras do secretário do Audiovisual, o cineasta Orlando Senna, e da apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, foi exibido o primeiro filme desta edição do evento, o hours concours O Romance do Vaqueiro Voador, de Manfredo Caldas.
O documentário baseado no poema homônimo de João Bosco Ferreira conta a história de nordestinos que formaram a mão-de-obra na construção da capital federal. A mescla de depoimentos de candangos e de trechos do poema declamado pelo ator Luiz Carlos Vasconcelos arrancou aplausos do público ao final da exibição.
O Romance do Vaqueiro Voador será exibido novamente hoje, às 20h, no cinema do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB); sábado, às 20h, no Centro Cultural Sesi de Taguatinga; e no dia 29, às 14h e às 21h30, nos cinemas da Embracine (CasaPark).
A mostra competitiva 2006 começa hoje, com o documentário Jardim Ângela, que mostra histórias do cotidiano do bairro da periferia paulistana. O filme, de Evandro Mocarzel, tem sessões às 20h30 e às 23h30, no Cine Brasília (EQS 106/107).