A distinção será entregue hoje em um jantar de gala da Associação de Correspondentes da ONU (UNCA), na qual também receberá o prêmio de cidadão global do ano por seu trabalho a favor das crianças-soldado.
“Os personagens interpretados por Nicolas Cage nos permitiram ver o lado mais escuro da natureza humana. Agora, será responsável por defender o mais nobre, que é a busca pela justiça”, afirmou, em comunicado de imprensa, o diretor da UNODC, Antonio Maria Costa.
“Meu papel na vida real como embaixador da UNODC seguramente será um desafio maior e mais significativo que os que interpretei na tela”, assegurou Cage, em comunicado.
Além de sua carreira cinematográfica, o ator durante anos se envolveu profundamente na causa das crianças-soldado, os menores que são recrutados como combatentes por grupos armados e forças militares em muitos lugares do mundo.
Há três anos doou US$ 2 milhões para a Anistia Internacional para financiar centros de reabilitação com o objetivo de reparar o dano psicológico sofrido por estes menores e ajudá-lo a reintegrar-se na vida civil.