Hoje à noite, o coral Madrigal de Brasília, da Escola de Música de Brasília (EMB), fará mais uma apresentação gratuita, no Teatro Levino de Alcântara, às 20h, pelo projeto Série Toccata, que há três anos mostra para a população do Distrito Federal um recorte fino da música erudita ocidental. O maestro Lincoln Andrade foi convidado para reger o concerto de hoje e promete executar duas composições inéditas no Brasil: Dois Motetos para Paz, dele e do compositor de Cingapura Zechariah Goh, e Os Quatro Espirituals, do norte-americano Michael Tippet. A pianista Marília de Alexandria acompanha o coro ao piano.
Maestro-titular do Madrigal no período entre 1991 e 1996, Lincoln ficou afastado do grupo durante seis anos, temporada de estudos nos Estados Unidos. Agora, retoma a parceria. “É um prazer enorme participar do Madrigal de Brasília depois de muitos anos sem me apresentar com ele”, comemorou o maestro, que possui os títulos de mestre e doutor pelas universidades de Wyoming (EUA) e Kansas (EUA), respectivamente. Atualmente, Lincoln rege o Coral Brasília, composto por cantores da cidade, e já fez várias apresentações no Brasil, na Espanha e em Portugal.
Criado em 1963, pela inciativa do fundador da EMB, o maestro Levino Ferreira de Alcântara, o Madrigal é o coral mais antigo de Brasília. Com pouco tempo, alcançou nível técnico que o destaca como um dos melhores corais do Brasil. São constantes em seu repertório todos os períodos da música ocidental.
O coral, composto por 29 cantores, já se apresentou em vários países da América do Sul e Europa. Em 1994, conquistou, em Atenas (Grécia), o segundo lugar na categoria Coro Misto e a medalha de ouro na categoria Coro Folclórico. “O Madrigal de Brasília executa todo o tipo de música ocidental, desde ópera até MPB”, destacou o atual maestro-titular, Éder Camuzis.
Além de Dois Motetos para Paz e Os Quatro Espirituals, o Madrigal executará obras como Alles, was ihr tur, do compositor alemão Dietrich Buxtehude; Deh, come invan sospiro, de Carlos Gesualdo da Venosa; Fyer, Fyer!, de Thomas Morley; Dona Nobis Pacem, do maestro Lincoln Andrade; entre outras.