Uma mostra nestes sábado e domingo no Teatro Nacional comemora o Dia Internacional da Animação, celebrado dia 28 de outubro. A mostra conta com a participação de mais de 15 filmes de vários países. Os filmes abordam vários temas, adultos e infantis, e provam que animação é, sim, coisa para gente grande.
Confira a programação da mostra:
União Soviética (Brasil, 2005, 3 minutos e 20 segundos), de Eduardo Perdido – Videoclipe da banda Réu e Condenado. Uma aventura no serviço secreto britânico.
A Árvore-casca (Brasil, 2006, 15 minutos), de Lisandro Santos – A Árvore-casca conta a história do surgimento dos índios Sassacossara, uma tribo fictícia que tocava flautas para espantar os espíritos ruins.
Minhocas (Brasil, 2005, 14 minutos e 20 segundos), de Paolo Conti e Arthur Nunes – Junior é uma minhoquinha curiosa que quer saber a todo o custo porque as minhocas não podem cavar para a superfície. O assunto é tabu entre as minhocas porque a vida na superfície é perigosa. Junior decide, então, sair com seu pai em uma viagem cheia de emoção e perigo.
Como Surgiu a Noite (Brasil, 2005, 4 minutos), de Andrés Lieben – O desenho mostra a versão do povo indígena Kaxinawá sobre a origem da noite. A história começa quando a filha da cobra grande se apaixona pelo filho do chefe da aldeia e fica muito triste quando percebe que os índios não têm tempo para descansar, pois, só existe o dia.
Fräulein Gertie (Brasil, 2005, 5 minutos e 30 segundos), de Tomás Creus e Lavinia Chianello – O filme mostra um dia na vida da Senhorita Gertie.
Primeiro Movimento (Brasil, 2006, 6 minutos), de Érica Vale – Um delicado encontro amoroso encenado com um balé circense trilhado pela versão para rabeca e flauta do Concerto Duplo de Johann Sebastian Bach.
Yansan (Brasil, 2006, 19 minutos), de Carlos Eduardo Nogueira – Yansan e Xangô vieram juntos ao mundo. Um pertence ao outro.Eles morrerão no mesmo dia.
Histórias Desencantadas (Portugal, 2000, 8 minutos), de Vitor Lopes – Entre personagens e histórias de televisão, o último olhar do nosso herói, antes de adormecer vai para os velhos livros na estante e as suas tradicionais histórias encantadas.
A Film About Us (Portugal, 2005, 5 minutos e 25 segundos), de Pedro Lino – O diretor define a obra simplesmente como um filme sobre nós.
Eu Descobri Portugal (Portugal, 2004, 1 minuto e 33 segundos), de Armando Coelho – O filme é um protesto contra o atual estado da nação. É composto por uma sequência de cenas que ilustram, de modo simples, alguns dos pontos críticos de Portugal.
Menu (Portugal,2004, 3 minutos e 20 segundos), de Joana Toste – Um retrato dos horríveis, terríveis, tenebrosos e insuportáveis pequenos dramas do dia-a-dia.
Cosmix (Portugal, 2004, 8 minutos), de Agostinho Marques – Cosme, um astronauta de vida amorosa turbulenta está perdido num distante setor espacial, sem gasolina e com uma surpresa à sua espera.
Mostra de Animação – Dias 28 e 29 de outubro, sábado e domingo, às 21h,no Teatro Nacional. Entrada franca.