Cinco filmes consagrados no exterior que ainda não tinham tido vez nos cinemas brasileiros entram em cartaz com a mostra Cinema do Mundo, que vai desta segunda-feira e segue até sexta-feira em sessões na Casa Thomas Jefferson da Asa Sul. A entrada é franca.
Os filmes escolhidos traçam um painel da realidade contemporânea do mundo globalizado, abordando especialmente a insatisfação generalizada dos povos com seus países de origem. São cinco obras que mostram experiências em que um povo tenta dominar o outro por meio da cultura. É o conflito de culturas que estará em cartaz.
Programação
Dia 6 de novembro (Segunda-feira) – Neste Mundo (Inglaterra/2002/87min). Direção: Michael Winterbottom, com Jamal Udin Torabi, Enayatullah, Mehdi Poor. Os primos Jamal e Enayatullah, dois refugiados afegãos, vivem na fronteira do Paquistão com o Afeganistão. Para dar uma vida melhor para a família resolvem ir legalmente para Londres. O início de suas jornadas tem lugar num campo de refugiados paquistanês, onde muitos afegãos encontraram proteção depois que os EUA iniciam sua campanha militar no país, como conseqüência do 11 de setembro. O percurso de Jamal e Enayatullah os leva pela antiga Rota da Seda, sob responsabilidade de coiotes, cruzando o Oriente Médio e a Europa, às vezes a caçamba de um caminhão, às vezes dentro de containers lotados. A partir da trajetória desses dois homens, o filme faz um retrato da coragem de pessoas que, em busca de sonhos e oportunidades, arriscam a própria pele.
Dia 7 de novembro (terça-feira) – Cães Vadios (Iran/França/2004/89min) Direção: Marziyeh Meshkini, com Gol Ghoti, Zahed e Agheleh Rezaii. Duas crianças salvam um cão vadio nas ruas de Kabul. Naquela mesma noite, visitam a prisão onde sua mãe está prisioneira, condenada por ter casado pela segunda vez. Como as suas crianças não têm onde viver, as autoridades permitem que elas fiquem com a mãe durante a noite, queimando livros para se aquecerem do frio intenso. Mas, na manhã seguinte, são expulsos de lá: prisão é para os criminosos, não para os "órfãos" sem casa. Desesperados para voltar à prisão, os irmãos iniciam uma série de roubos que, no fim das contas, nunca dão certo. Um fugitivo conta-lhes então que poderão aprender a roubar vendo filmes americanos. Por outro lado, se virem filmes europeus irão aprender a ser apanhados.
Dia 8 de novembro (quarta-feira) – A Esposa Turca (Alemanha/2004/119min). Direção: Fatih Akin, com Birol Unel, Sibel Kekilli, Catrin Striebeck, Given Kirac e Meltem Cumbul. Dois turcos que vivem na Alemanha se conhecem numa clínica de recuperação, depois de cada um deles ter tentado o suicídio. Cahit é um alcoólatra auto-destrutivo que procura sem sucesso apagar a dor deixada pela morte de sua mulher. Sibel é uma jovem sensual de vinte anos que quer desesperadamente libertar-se das regras conservadoras da família. De início tudo corre bem. Eles dividem o apartamento, mas mantém uma vida sexual independente. A relação entre os dois vai se tornando aos poucos mais complexa. Num dia, num ataque de raiva e ciúme, Cahil comete um crime e acaba na cadeia. Esse episódio desencadeia uma série de desdobramentos que vão fazer com que a vida, o coração e a alma de Cahit e Sibel nunca mais sejam os mesmos.
Dia 9 de novembro (quinta-feira) – Tradição É Tradição (Inglaterra/1998/96min). Direção: Damien O’Donnell, com Om Puri, Linda Bassett, Jordan Routledge, Archie Panjabi e Emil Marwa. Comédia dramática envolvendo as marchas e contra-marchas da mistura de raças no Reino Unido, Tradição é Tradição se debruça sobre a família dos Khan. George, o pai, é um paquistanês orgulhoso, dono de uma loja de fish and chips e dirige o seu clã com mão de ferro, tentando, assim, preservar os valores de sua terra natal. Mas estamos em Salford, no norte da Inglaterra, em 1971. A mulher de George, Ella, nascida em Lancashire, vive dividida entre tentar honrar o seu marido e o desejo dos filhos, já totalmente inseridos na cultura do país em que vivem. Os jovens, ameaçados pelos casamentos arranjados, apenas querem ser cidadãos do que consideram o mundo moderno.
Dia 10 de novembro (sexta-feira) – Nói, O Albino(Islândia/Inglaterra/Dinamarca/Alemanha/2003/89min). Direção: Dagur Kári, com Tomas Lemarquis, Throstur Leo Gunnarsson, Elin Hansdottir, Anna Fridriksdottir e Hjalti Rognvaldsson. Será que ele é o bobo da aldeia ou um gênio disfarçado? Nói, 17 anos, vai levando a vida monotonamente num fiorde remoto do norte da Islândia. No inverno, o fiorde fica completamente isolado do resto do mundo, rodeado por montanhas assustadoras e enterrado debaixo de um monte de neve. No pequeno ajuntamento de casas onde mora é mesmo difícil encontrar alguém para conversar e dividir as angústias. Quando Nói encontra Íris, jovem que trabalha no posto de gasolina local, começa a sonhar em fugir daquela prisão de muralhas brancas. Mas todas as suas tentativas de fuga redundam em fracasso. Íris reluta também em seguir os passos de seu pretendente, tornando os sonhos de Nói cada vez mais fantasiosos.
Mostra Cinema do Mundo – De 6 a 10 de novembro, de segunda a sexta-feira, às 20h. Na Casa Thomas Jefferson da 706/906 Sul. Entrada franca.