Mais de uma vez o cinema foi buscar inspiração nos palcos. Dessa forma, o Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília abre espaço para o cinema e exibe a mostra Teatro Traído (Perdoa-me Por Te Traíres), que estará em cartaz no Cine Brasília de 20 a 30 de setembro.
Serão 11 longas-metragens que foram ,de alguma forma beber na fonte do teatro. Seja adptando textos, seja pegando emprestada a estética dos palcos, casos de Toda Nudez Será Castigada e Dogville, respectivamente.
"A nossa idéia é fazer do Cine Brasília um ponto de encontro do festival, onde as pessoas poderão assistir a filmes, correr para o teatro e voltar para se divertir em uma praça de alimentação e em tendas onde serão realizadas festas", afirma o curador do festival, Guilherme Reis.
Programação
Dia 20 de setembro – Toda Nudez Será Castigada
Direção de Arnaldo Jabor
Baseado em peça homônima de Nelson Rodrigues, Toda Nudez Será Castigada traça um retrato da hipocrisia moral da classe média e gira em torno da família de um viúvo (Paulo Porto) que jurou nunca mais se casar, mas que se apaixona por uma prostituta (Darlene Glória), lançando seu filho e parentes numa delirante crise de valores.
Dia 21 de setembro – Orfeu do Carnaval
Direção: Marcel Camus
Primeira versão cinematográfica da peça Orfeu da Conceição, de Vinícius de Moraes, Orfeu Negro traspõe o mito grego de Orfeu e Eurídice, uma trágica e bela história de amor, para os morros do Rio de Janeiro, durante o carnaval. Acabou vencendo o Oscar de melhor filme estrangeiro em 1960.
Dia 22 de setembro – Macbeth
Direção: Roman Polanski
Induzido pela profecia sobrenatural de três bruxas, Macbeth é persuadido por sua esposa (Francesca Annis) a matar o rei Duncan ( Nicholas Selby) e tomar seu trono. Macbeth acaba se envolvendo em mais assassinatos, trazendo como conseqüência uma cada vez maior decadência moral para manter o seu reinado.Essa é uma das tragédias mais populares de William Shakespeare.
Dia 23 de setembro – Othelo
Direção: Orson Welles
Outra adaptação da obra de William Shakespeare, esse filme até hoje é considerado um marco entre as adaptações que Othelo já teve para as telonas. A história é uma tragédia que envolve fúria, ciúme e assassinato em torno de Othelo, Iago e Desdemona.
Dia 24 de setembro – Trono Manchado de Sangue
Direção: Akira Kurosawa
Versão japonesa para Macbeth, o filme leva a tragédia para a guerra civil que sacode o Japão no medieval século XVI.
Dia 25 de setembro – De Repente no Último Verão
Direção: Joseph L. Mankiewicz
Baseado em obra de Tenessee Wiliams, o filme lida com temas difíceis para a moralista América dos anos 50, entre eles o homossexualismo, doenças mentais, lobotomia, canibalismo e até incesto.
Dia 26 de setembro – Os Desajustados
Direção: John Huston
Divorciada e desiludida, Roslyn Tabor (Marilyn Monroe) fica amiga de um grupo de desajustados, incluindo um caubói envelhecido (Clark Gable), um mecânico de coração partido (Eli Wallach) e um cansado cavaleiro de rodeios (Montgomery Clift). O filme é baseado em peça de Arthur Miller.
Dia 27 de outubro – Ricardo III
Direção: Al Pacino
Ricardo III, a obra de Shakespeare sobre poder, desejo e traição, dissecada em sua estrutura tanto temática quanto formal. Na sua estréia como diretor, Al Pacino acompanha o elenco e a equipe durante os ensaios da peça ainda em processo de construção, passando pelo processo por trás das cenas durante o qual são criados os personagens e a montagem da produção.
Dia 28 de outubro – Dois Perdidos Numa Noite Suja
Direção: José Joffily
Baseado em obra de Plínio Marcos, o filme foi premiado tanto no Festival de Brasília de Cinema Brasileiro como em Gramado. Joffily leva a ação para Nova York, onde Paco e Tonho são dois imigrantes ilegais que tentam a sorte na América. Os dois são intepretados por Deborah Falabella e Roberto Bomtempo.
Dia 29 de setembro – Topsy Turvy – O Espetáculo
Direção: Mike Leigh
Com Topsy-Turvy – O Espetáculo, Leigh ganhou os Oscar de melhor figurino e maquiagem, prêmios secundários que não fazem jus a esta obra única que tem o teatro como uma de suas estrelas principais. No Filme, Gilbert (Jim Broadbent) e Sullivan (Allan Coduner), uma das duplas respeitadas do teatro da Londres de 1884, se vêem diante de um bloqueio de criatividade depois do enorme fracasso de critica e publico de sua ultima peca, Princesa Ida. Decidido a abandonar tudo, Sullivan pretende mudar de vida, acabar com a dupla e partir para operas serias, mas os dois estão presos por um contrato ao teatro Savoy. A questão parecia insolúvel quando Gilbert, inspirado por uma exposição japonesa sobre o Japão, começa a escrever a opera The Mikado, que também reacende a inspiração de Sullivan.
Dia 30 de setembro – Dogville
Direção: Lars Von Trier
Durante a Grande Depressão, Grace (Nicole Kidman) chega à isolada cidade de Dogville, onde é auxiliada por Torn, um morador, que intercede em seu favor junto à comunidade local: eles a ajudam a se esconder e, em troca, ela se compromete a prestar-lhes pequenos serviços. O problema é que os bandidos intensificam a busca, o que faz com que os habitantes da cidade passem a correr perigo também.
Serviço: Mostra Teatro Traído (Perdoa-me Por Te Traíres), de 20 a 30 de setembro, às 19h, no Cine Brasília. Entrada franca.